Prefeitura promoverá em três etapas formação continuada dos funcionários que atuam diretamente no atendimento de beneficiários da Previdência Social
Foto: Thiago Loureiro |
Marina Mendes - A Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu nesta terça-feira (17) o primeiro dia de capacitação dos servidores que atuam no atendimento de beneficiários da Previdência Social. Com uma reforma do setor previdenciário em vista, a ideia era atualizar e orientar os profissionais sobre como prestar assistência e garantir os direitos das pessoas filiadas ao programa. O evento aconteceu na Procuradoria Geral de Queimados e reuniu cerca de 30 profissionais de diferentes equipamentos de assistência da cidade.
A palestra foi ministrada pela assistente social Helaine Lopes, da gerência executiva do INSS de Caxias, e também por Valéria Cordeiro, que é assessora técnica da Secretaria Municipal de Assistência Social de Queimados. Em todo momento as palestrantes deixaram claro que o momento era de troca de experiências, tanto para elas quanto para quem estava participando, pois o objetivo do encontro é ampliar o alcance dos serviços e dos benefícios da previdência.
Foto: Thiago Loureiro |
“Hoje a assistência social é uma política pública. A capacitação serve para nós, profissionais, nos fortalecermos e garantir que os beneficiários tenham acesso realmente aos serviços e benefícios vinculados a Previdência”, afirmou Helaine. A assessora Valéria também apontou o momento como uma ação para melhorar o acesso aos direitos. “É gratificante participar de momentos como esse. Fortalecer nossos laços com a equipe técnica do INSS nos proporciona condições de qualificar o dia a dia de quem está na ponta de cada serviço, e que de fato vai contribuir para desconstruir um movimento de dependência no acesso aos seus direitos”, declarou.
Pensando em contextualizar de maneira íntegra o assunto, a capacitação começou a partir de uma contextualização sobre o que é a previdência e como ela funciona. Nesse sentido, foi explicado que a Previdência Social é nada mais nada menos, que um sistema de proteção social que, mediante contribuição, assegura o sustento do trabalhador e de sua família, por ocasião de aposentadoria, doenças, invalidez, gravidez, prisão, morte ou até mesmo idade avançada. Ou seja, a previdência é uma rede de proteção que ampara como um seguro, desde que seja sob condições trabalhistas.
Um dos assuntos que também foram destacados durante o debate, foi a questão da contribuição dos assegurados. Foi orientado para as equipes a importância de observar, a quem procurar o serviço, se o primeiro pagamento (chamados de contribuição) foi pago em dia. Pois se tiver sido pago em atraso, a pessoa não estará filiada.
Foto: Thiago Loureiro |
Para o Secretário Municipal de Assistência Social Elton Teixeira, o momento é de articulação entre as equipes da assistência. “Só com esse tipo de ação nós conseguimos garantir o acesso aos direitos, sem intermediários, promovendo a autonomia de cada família. A partir dessas três etapas de formação continuada, nossos trabalhadores estarão ainda mais preparados para a orientação e encaminhamento dos usuários da nossa cidade”, concluiu o secretário.
A assistente social Jane Cláudia, do Centro de Referência de Assistência Social Vandir Dutra, participou da capacitação e afirma que esse tipo de evento para os funcionários é uma forma de combater o ‘clientelismo’, ou seja, acesso ao benefício sem intermediários. ‘Acho muito importante essas capacitações para termos cada vez mais informações e ferramentas durante os atendimentos. É uma maneira de romper com o clientelismo e fazer com que os benefícios sejam acessados por quem realmente tem direito, sem intermediários’’, afirmou.
Muito bom, demostra empatia com quem necessita desses serviços
ResponderExcluir