terça-feira, 17 de outubro de 2017

Servidores públicos de Queimados recebem capacitação sobre reforma da previdência

Prefeitura promoverá em três etapas formação continuada dos funcionários que atuam diretamente no atendimento de beneficiários da Previdência Social
 
Foto: Thiago Loureiro
Marina Mendes - A Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu nesta terça-feira (17) o primeiro dia de capacitação dos servidores que atuam no atendimento de beneficiários da Previdência Social. Com uma reforma do setor previdenciário em vista, a ideia era atualizar e orientar os profissionais sobre como prestar assistência e garantir os direitos das pessoas filiadas ao programa. O evento aconteceu na Procuradoria Geral de Queimados e reuniu cerca de 30 profissionais de diferentes equipamentos de assistência da cidade.

A palestra foi ministrada pela assistente social Helaine Lopes, da gerência executiva do INSS de Caxias, e também por Valéria Cordeiro, que é assessora técnica da Secretaria Municipal de Assistência Social de Queimados. Em todo momento as palestrantes deixaram claro que o momento era de troca de experiências, tanto para elas quanto para quem estava participando, pois o objetivo do encontro é ampliar o alcance  dos serviços e dos benefícios da previdência.

Foto: Thiago Loureiro
“Hoje a assistência social é uma política pública. A capacitação serve para nós, profissionais, nos fortalecermos e garantir que os beneficiários tenham acesso realmente aos serviços e benefícios vinculados a Previdência”, afirmou Helaine. A assessora Valéria também apontou o momento como uma ação para melhorar o acesso aos direitos. “É gratificante participar de momentos como esse. Fortalecer nossos laços com a equipe técnica do INSS nos proporciona condições de qualificar o  dia a dia de quem está na ponta de cada serviço, e que de fato vai contribuir para desconstruir um movimento de dependência no acesso aos seus direitos”, declarou.

Pensando em contextualizar de maneira íntegra o assunto, a capacitação começou a partir de uma contextualização sobre o que é a previdência e como ela funciona. Nesse sentido, foi explicado que a Previdência Social é nada mais nada menos, que um sistema de proteção social que, mediante contribuição, assegura o sustento do trabalhador e de sua família, por ocasião de aposentadoria, doenças, invalidez, gravidez, prisão, morte ou até mesmo idade avançada. Ou seja, a previdência é uma rede de proteção que ampara como um seguro, desde que seja sob condições trabalhistas.

Um dos assuntos que também foram destacados durante o debate, foi a questão da contribuição dos assegurados. Foi orientado para as equipes a importância de observar, a quem procurar o serviço, se o primeiro pagamento (chamados de contribuição) foi pago em dia. Pois se tiver sido pago em atraso, a pessoa não estará filiada. 

Foto: Thiago Loureiro
Para o Secretário Municipal de Assistência Social Elton Teixeira, o momento é de articulação entre as equipes da assistência. “Só com esse tipo de ação nós conseguimos garantir o acesso aos direitos, sem intermediários, promovendo a autonomia de cada família. A partir dessas três etapas de formação  continuada, nossos trabalhadores estarão ainda mais preparados para a orientação e encaminhamento dos usuários da nossa cidade”, concluiu o secretário.

A assistente social Jane Cláudia, do Centro de Referência de Assistência Social Vandir Dutra, participou da capacitação e afirma que esse tipo de evento para os funcionários é uma forma de combater o ‘clientelismo’, ou seja,  acesso ao benefício sem intermediários. ‘Acho muito importante essas capacitações para termos cada vez mais informações e ferramentas durante os atendimentos. É uma maneira de romper com o clientelismo e fazer com que os benefícios sejam acessados por quem realmente tem direito, sem intermediários’’, afirmou.




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