quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Clínicas da Família iniciam atividades relacionadas ao Outubro Rosa em Queimados

Campanha alerta para a necessidade do diagnóstico precoce do câncer de mama na luta pela cura: autoexames e mamografias devem ser parte do cotidiano feminino

Profissionais se vestiram de rosa para ação
Foto: Igor Lima
Marina Mendes - Outubro chegou e com ele um de seus principais símbolos, a campanha do outubro rosa. Discutindo o câncer de mama, a saúde feminina e representada pelo laço cor de rosa, a campanha já começou na cidade de Queimados tendo como uma das atividades para as mulheres as palestras de conscientização. Na manhã desta quarta-feira (4), a atividade educativa foi até o público da Clínica da Família Pr. Júlio Alves De Sena, do Bairro Fanchem, reunindo cerca de 40 pessoas no local. 

Foto: Igor Lima
A palestra foi ministrada por Ana Maria Pedro, a chefe e responsável do Setor Técnico do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PAISM), que destacou sobre a importância do autocuidado das mulheres. “É de extrema importância informar sobre o câncer de mama para as mulheres e principalmente sobre o autoexame, além de  também ser preciso ser dito que apesar de acontecer mais com mulheres, o câncer de mama também pode acontecer com homens”, destacou.

 Ana também explicou como o câncer age internamente no corpo, orientando sobre  todo  câncer ser caracterizado por um crescimento rápido e desordenado de células de determinada parte do corpo. Ao todo, serão 17 unidades de saúde abordando o tema durante o mês. Através do PAISM, que funciona em local específico, o município oferecerá atendimentos gratuitos de ginecologista, coleta de preventivos e mamografia na rede. O programa chega a atender cerca de 500 pessoas ao mês só em coletas de preventivos.

Foto: Igor Lima
Maria Madalena, de 64 anos, soube da programação do Outubro Rosa ao chegar na unidade e logo decidiu entrar na fila para fazer o preventivo e ser atendida pela ginecologia, e por isso acabou assistindo à palestra. “Eu já fiz a mamografia no PAISM, hoje consegui meu preventivo e conversei com a ginecologista sobre a saúde feminina para a terceira idade. A palestra serviu para abrir ainda mais minha cabeça sobre essa doença e também para orientar que é importante o autocuidado”, afirmou Maria.

Para atendimento no PAISM, basta comparecer ao órgão, Av. Irmãos Guinle, n° 673, de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, com Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS. Outras informações: (21) 2665-5815/2665-5998. Já o Cethid fica localizado na Rua Onze, s/n – Vila Pacaembu. Informações: (21) 2665-6952.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.