Estudantes da rede municipal de ensino aprendem de forma lúdica e divertida experiências que desafiam a lei da Física e outras ciências exatas
Dine Estela: Nunca foi tão fácil resolver questões de Física Quântica, Lógica, Matemática e até mesmo Ilusão de Ótica. Tudo isso virou brincadeira de criança para os alunos do segundo segmento do Ensino Fundamental da Escola Municipal Leopoldo Machado, em Queimados, que nesta terça-feira, 17, recebeu o projeto Espaço Ciência Interativa (ECI), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), campus Mesquita. Com o tema: “Física Divertida e Lógica Matemática”, o projeto itinerante apresentou aos alunos questões que desafiam a Física e estimulam o raciocínio de forma lúdica e divertida.
O projeto revelou mundos tridimensionais e inimagináveis para os jovens, através de técnicas e instrumentos visuais, destaque para a experiência do espelho côncavo colocado dentro de uma caixa, que simulou a imagem holográfica de um animal fora do objeto. “A atividade inclui parte do acervo de módulos científicos da instituição e uma equipe de mediadores que fazem diversas oficinas educativas com os alunos. É uma Feira de Ciências onde os estudantes aprendem conhecimentos lógicos se divertindo”, explicou o professor André Bispo (IFRJ/campus Mesquita) do curso de Matemática Lúdica.
De acordo com o Secretário Municipal de Educação, professor Lenine Lemos, o espaço Ciência Interativa possibilitou contato dos estudantes com exposições temáticas, através de um ambiente lúdico. “Às vezes os conceitos dados em sala ficam somente na teoria, mas ciência tem tudo a ver com prática. Essa é só mais uma da série de parcerias que estamos consolidando com o Instituto Federal de Educação. Tem muita coisa boa pela frente”, garantiu.
Alunos se encantam por experiências
Rua está trabalhando na Torre de Lenoi |
O jovem Ruan Alexandre Souza, de 19 anos, foi um dos que se encantaram pelo projeto de Física Quântica. “Sempre estudei que dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço e hoje pude observar através da ilusão de ótica de que isso até poderia ser possível sim”, brincou.
Já o estudante do 9ª ano do Ensino Fundamental, Washington Luan Porto, de 15 anos, foi um dos alunos que participaram da atividade e aprovou a iniciativa. “Sempre tive facilidade em Matemática, mas acho que aprender assim é muito mais fácil e divertido e tira da cabeça da gente que a área de exatas é um monstro que vai nos destruir no final do semestre”, enfatizou.
O Espaço Ciência Interativa é o primeiro museu do segmento na Baixada Fluminense e realiza ações itinerantes mediante agendamento através do telefone (21) 2797-2513 ou pelo e-mail aeci.cmesq@ifrj.edu.br.
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