terça-feira, 17 de outubro de 2017

Queimados recebe Espaço de Ciência Interativa do Instituto Federal de Educação na próxima terça-feira

Experimentos e painéis de divulgação científica serão expostos durante a atividade que contemplará alunos da rede municipal de ensino

Dine Estela: A Escola Municipal Professor Leopoldo Machado receberá na próxima terça-feira, 17, uma série de atividades oferecidas pelo Espaço Ciência Interativa (ECI), que pertence ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), campus Mesquita. Com o tema: “Física Divertida e Lógica Matemática”, o projeto itinerante conta com módulos que desafiam a Física e estimulam o raciocínio de forma lúdica e divertida. A programação acontece das 9h às 17h na escola municipal Leopoldo Machado, Centro e inclui parte do acervo de módulos científicos da instituição e  uma equipe de mediadores que farão oficinas educativas com o público.

As atividades serão direcionadas para as turmas dos dois ciclos do Ensino Fundamental. De acordo com a Coordenadora de Extensão do IFRJ/campus Mesquita  Ludmila Nogueira da Silva, "os professores terão a oportunidade de interagir com a atividade, percebendo como pode ocorrer, na prática, a relação entre a Educação Formal e a Não Formal". Neste dia, a aula do curso será Matemática Lúdica, com o prof. André Bispo (IFRJ/campus Mesquita), em que haverá o diálogo entre o conteúdo da sala de aula e o evento que ocorrerá na escola.

Já o Secretário Municipal de Educação, professor Lenine Lemos, destacou que a atividade será um momento em que os estudantes terão contato com exposições temáticas e conjuga a divulgação do conhecimento científico através de um ambiente lúdico e interativo.“Às vezes os conceitos dados em sala ficam somente na teoria, mas ciência tem tudo a ver com prática”, disse.

Considerado o primeiro museu de ciências interativo da Baixada Fluminense, o ECI  foi inaugurado oficialmente no ano de 2002. Atualmente, agrega uma equipe multidisciplinar formada por docentes, estagiários e monitores das áreas de Física, Biologia, Química, Matemática, Educação Artística e Produção Cultural. A unidade realiza ações itinerantes em instituições de perfil educacional e cultural, mediante contato prévio para agendamento que pode ser realizado por meio do formulário, disponível através do link:http://ifrj.edu.br/node/4299. Para mais informações, basta entrar em contato pelo telefone (21) 2797-2513 ou pelo e-mail aeci.cmesq@ifrj.edu.br.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.