terça-feira, 24 de outubro de 2017

Queimados emite credenciais de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção

Documento pode ser requisitado na sede da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito e garante prioridade em vagas especiais em estacionamentos públicos e privados



Antônio Almeida dá instruções sobre o cartão
Leandro Machado - A Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, emitiu mais 20 credenciais para idosos (acima de 60 anos), deficientes físicos e pessoas com dificuldade de locomoção, na manhã da última segunda-feira (23). Atualmente, cerca de outros 50 pedidos para o benefício já foram realizados e serão entregues nos próximos dias. O documento garante prioridade em vagas especiais de estacionamentos públicos e privados em todo o território nacional.

Um dos contemplados foi o aposentado Ercílio Esteves Jordão, de 71 anos. Ele é morador do Bairro Fanchem e destacou que o cartão chegou em boa hora, afinal, ele usa o carro para levar a esposa ao médico na Zona Sul e com a credencial terá maior facilidade na hora de estacionar: “Foi um processo rápido e sem burocracia na secretaria de Transportes e Trânsito e, por isso, já vou conseguiu o usar o cartão amanhã mesmo quando for levar minha mulher para realizar alguns exames. As vagas são difíceis e sem o cartão a gente ficava com medo de parar, mas agora está resolvido”, afirmou.

Idosos foram recebidos com café da manhã
Ao todo, quase 100 moradores já foram beneficiados com o serviço na cidade. O documento substitui o antigo adesivo que ficava exposto no veículo para garantir o direito de prioridade em vagas demarcadas. Para ter direito à prioridade, o beneficiário precisa estar com o cartão exposto no painel do veículo, com a frente voltada para cima. Caso o veículo esteja estacionado em vaga preferencial e não tenha a credencial, estará sujeito à remoção e multa no valor de R$ 53,20, além da perda de três pontos na carteira de habilitação. A determinação está prevista nas resoluções 304 e 303 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).

Uma das características destas resoluções é a garantia da mesma prioridade para pessoas com dificuldade de locomoção temporária. Isto significa que o cidadão que sofrer algum tipo de acidente que impede sua locomoção, mesmo sendo por um tempo determinado, tem direito ao benefício, mediante a apresentação do laudo médico. A validade da credencial dependerá da avaliação final do médico perito. O uso do cartão é pessoal e não pode ser usado sem a presença do beneficiário, porém, pode ser usado em qualquer veículo em que o usuário esteja presente.

Seu Ercílio recebeu o cartão das mãos de Antônio Almeida
“Felizmente o município de Queimados aderiu ao programa. Existem municípios que não oferecem este serviço e os munícipes têm que fazer o deslocamento para outras cidades para terem direito ao cartão. Vamos agilizar o processo burocrático, pois sabemos da necessidade das pessoas em conseguirem o benefício”, destacou o Secretário Municipal de Transporte e Trânsito, Antônio Almeida.

É fácil e rápido dar entrada neste direito. Para garantir o documento, o cidadão deve abrir um processo na sede da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Rua Olímpia Silva, 797 - Centro) e levar cópia do RG e CPF, comprovante de residência atualizado e laudo médico. O cartão tem validade de dois anos e pode ser renovado conforme a necessidade, exposta pelo laudo médico.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.