segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Mistura de música com reciclagem dá samba nas creches de Queimados

Pequenos utilizam material reciclado para confeccionar próprios instrumentos musicais. Estreia foi em festival que teve a participação especial de estrela mirim Kailane Muniz, ex- The Voice

Dine Estela e Felipe Carvalho: Já imaginou um tambor feito com latas de leite e colher de pau? E um chocalho produzido com  latinhas de alumínio, garrafas pets, arroz e tampa de durex? Que tal então uma sanfona de caixa de papelão e papel crepom ou violões confeccionados por embalagens de sabão em pó e as cordas de barbantes? Em Queimados, a reciclagem é aliada da aprendizagem. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, desenvolve o projeto “Música e Ludicidade” com os alunos da Educação Infantil. Nesta segunda-feira (16), as creches municipais Iracema Garcia (Vila do Tinguá) e Clotilde Lemos (São Jorge) realizaram um festival de música,  que contou com a participação ilustre da jovem Kailane Muniz, participante do Programa The Voice Kids, da TV Globo.

Os ritmos escolhidos foram o samba e o afro. Os alunos cantaram, dançaram e, claro, se divertiram utilizando os instrumentos musicais que eles mesmos produziram em sala de aula com o auxílio dos professores. Na próxima segunda-feira (23), será a vez da Creche Gil do Glória, no Belmonte, receber o projeto, que conta com a colaboração do músico local Sérgio Lousada. Os pequenos desenvolvem competências, como: audição, memória, timbre, melodia, ritmo e harmonia.

De acordo com a  Subsecretária Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Lina Vasconcelos,  o projeto Música e Ludicidade além de descobrir pequenos talentos, serve para estimular o aprendizado de forma lúdica. “Através dessas atividades, podemos afirmar a contribuição da música, tanto para o desenvolvimento da aprendizagem cognitiva, quanto para o relacionamento sócio-cultural de nossas crianças de forma lúdica e prazerosa”, disse.


Além do projeto “Música e Ludicidade”, a prefeitura também promove o projeto “Música com Arte” nas escolas. Canções de cunho educativo consagradas, como: Aquarela do Brasil  e a Casa (Toquinho), o Caderno (Chico Buarque e Tom Jobim), Depende de Nós (Ivan Lins e Balão Mágico) são algumas que são interpretadas nas salas de aula. “Essas atividades são muito prazerosas para todos nós, ainda mais quando encontramos crianças tão pequenas com dons tão fortes para a música. A criança aprende brincando”,afirma o músico Sérgio Louzada.

Encontro de gerações

A Jovem Kailaine Muniz, de 14 anos, moradora do bairro Paraíso, interpretou a canção “Versos Simples”, que a consagrou no The Voice Kids e a Zen da cantora Anitta, febre entre a garotada. Ela ficou encantada com a apresentação dos pequenos, destaque para a aluna Ana Clara Santos, de quatro aninhos, que recebeu um abraço especial da artista após a apresentação. “Quando recebi o convite nem imaginava que encontraria talentos tão pequeninos. Parabéns a todos pelo projeto da Educação Infantil. A música abre muitos caminhos”, concluiu.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.