sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Prefeitura inaugura Clínica da Família no bairro Vila Central

Unidade de Saúde contará nove profissionais capacitados para atender cerca de 3 mil famílias

Foto: Thiago Loureiro
Aline Lopes- A Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugura neste sábado (02) a Clínica da Família Esmelinda Pinto de Souza, que prestará atendimentos a cerca de 3 mil famílias, como clínica médica, pré-natal, puericultura, preventivo, planejamento familiar, saúde do homem e vacinação.  A rede de atenção básica do município tem ao todo nove Clínicas da Família, cinco Estratégias Saúde da Família e três Unidades Básicas de Saúde.

As Clínicas da Família são um marco que representa a reforma da atenção primária no município de Queimados. O modelo tem como objetivo focar nas ações de prevenção, promoção da saúde e diagnóstico precoce de doenças. A unidade do bairro Vila Central  terá consultório médico, sala de vacina, sala de curativo e nove profissionais capacitados para atender à população, entre eles: uma médica, uma enfermeira, uma técnica de enfermagem, cinco agentes de saúde e um administrador.

Os moradores dos bairros Parque Ipanema, Vila Nancy e uma parte do Conceição também serão beneficiados pela Clínica da Família do Vila central, que prevê cerca de 30 atendimentos médicos por dia.

De acordo com o Prefeito Carlos Vilela, outras unidades serão implantadas na cidade até o fim do primeiro semestre de 2018. “Já inauguramos duas clínicas da família em minha gestão (Valdariosa e Nossa Senhora da Conceição). Os moradores dos bairros Paraíso, Campo da Banha e Belmonte ainda serão contemplados, iremos levar para todo o município uma saúde de qualidade”, declarou.

Para a Secretária Municipal de Saúde, Drª Lívia Guedes, a unidade trará mais comodidade para os usuários da unidade. “Atuamos por um tempo nas dependências de uma escola, depois deslocamos os atendimentos para uma unidade já existente no bairro Conceição, enquanto terminávamos a obra do Vila Central, que foi feita com recursos próprios. Agora, os moradores terão uma unidade mais perto de casa e com toda estrutura necessária para o acompanhamento médico e serviço de qualidade”, ressaltou.

Quem está feliz da vida é o Wagner Gorgel, de 30 anos, mototaxista, que mora ao lado do local da Clínica. “Muito bom saber que vamos ter uma unidade de saúde perto de casa para atender nossas necessidades e facilitar nossa vida quando precisarmos de atendimento”, declarou ele, que tem dois filhos pequenos que já faziam acompanhamento médico na antiga unidade.

Homenagem a quem se dedicou pela saúde mental

O nome da Clínica da Família do Vila Central é em homenagem a dona Esmelinda Pinto de Souza, natural do Espírito Santo, que veio morar em Queimados em 1973. Mãe de quatro filhos, ela sempre se dedicou a trabalhos sociais e iniciou seu interesse de trabalhar em prol da saúde mental nos anos 2000, quando seu caçula foi diagnosticado com Esquizofrenia. Ela faleceu em 2016, aos seus 71 anos, mas lutou enquanto pôde para criar a associação da saúde mental e para ajudar a todos em sua volta. 

Dias e horários de atendimento da Clínica da Família:

Segunda-feira: 08h às 17h- Clínica Médica, Vacina e Pré-natal
Terça-feira: 08h às 17h- Clínica Médica, Vacina e Puericultura
Quarta-feira: 08h às 17h -Visita Domiciliar, Vacina, Puericultura e Preventivo
Quinta-feira: 08h às 17h- Clínica Médica, Vacina e Planejamento Familiar
Sexta-feira: 08 às 17 Pré-natal, Vacina e Saúde do homem

SERVIÇO:

Assunto: Inauguração da Clínica da Família Esmelinda Pinto de Souza
Data: 02/12/2017 - Sábado
Horário: 10h
Local: Avenida Berna, Lt03 Qd02, Vila Central

Um comentário:

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.