terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Acessibilidade: Queimados dá início a curso básico de LIBRAS para servidores públicos

Cerca de 50 funcionários compareceram à aula inaugural. Objetivo do projeto é capacitar agentes municipais para prestar atendimento à comunidade surda

Imagens: Thiago Loureiro/ SEMCOM - PMQ
Jéssica Moreira e Kathellen Islyne - Uma manhã em que o silêncio dos gestos falou mais alto que as palavras para cerca de 50 servidores da Prefeitura de Queimados: assim foi a aula inaugural do “Projeto Pedagógico de Curso Básico de Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS”, realizada nesta terça-feira (26) , na Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania.  Inédita na história da cidade, a iniciativa visa - em sua 1ª edição - capacitar os agentes municipais que mais têm contato com o público para atender a comunidade surda. 

Quem ministrou a aula foi a mestre em educação e professora concursada do município Conceição Batalha. “As palavras de ordem para este tipo de capacitação são inclusão e respeito. Este é o primeiro passo para Queimados se tornar um local que inclui e respeita toda a comunidade surda. Afinal, a LIBRAS é o nosso 2º idioma oficial e o principal meio de comunicação dos deficientes auditivos”, declarou a docente, que também é formada pela Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (FENEIS).

O Prefeito Carlos Vilela marcou presença no primeiro dia de aula e destacou que a intenção da gestão municipal é contribuir cada vez mais para uma sociedade justa e acessível. “Nosso governo é um governo de inclusão. Aproximar o cidadão surdo do poder público é uma meta para nossa cidade e esse curso será apenas o começo da caminhada. A jornada é longa, mas nossos servidores estão focados em se aprimorar para melhorar a comunicação com todos os moradores”, relatou o gestor. 

Professora Conceição, servidores, Prefeito Carlos
 Vilela e Sec. da SEMDHPROC, Luiz Macedo soletrando 'LIBRAS'
Entre os assuntos abordados pelo curso estão a história do idioma e sua importância para a comunidade surda, o alfabeto, noções de gramática da língua, expressão facial/ corporal e dactilologia (soletração em LIBRAS). Os participantes que concluírem as aulas receberão certificado de 20 horas. Reconhecida como meio legal de comunicação e expressão por meio da 10.436 de 24 de abril de 2002, a Língua Brasileira de Sinais é o segundo idioma oficial do país e a principal forma de comunicação dos deficientes auditivos.

Turma animada lotou o espaço

Turma participou de diversas dinâmicas
e aprendeu saudações básicas
Quem esteve presente no primeiro dia não deixou de relatar a animação em participar dessa oportunidade, como conta a servidora Sirlene Marquiori. “Além de uma funcionária do município, sou também uma pessoa com deficiência física. Por isso, poder fazer parte desse avanço para meus amigos surdos me deixa muito feliz. Só tenho a agradecer por poder fazer parte dessa mudança”, afirmou a Coordenadora de Políticas Públicas da Pessoa com Deficiência.

Já o Secretário da SEMDHPROC, Luiz Augusto Macedo, não escondeu a alegria por ver o auditório cheio e a primeira turma animada em aprender. “Nossa intenção é de que esta seja a primeira turma de muitas, para que a inclusão no atendimento ao público seja uma realidade em Queimados”, declarou o gestor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.