quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Palestras preventivas sobre temas variados marcam rotina de ESF’s em Queimados

Nesta quarta (27), foi a vez dos pacientes da Estratégia Saúde da Família do bairro Eldorado aprenderem mais sobre males como Alzheimer e Sífilis

Foto: Thiago Loureiro
Aline Lopes - Dos cuidados com a Saúde Mental à prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis: o importante é informar a população para garantir qualidade de vida. Por isso, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem promovendo palestras periódicas em toda a rede básica de saúde. Para os pacientes da Estratégia Saúde da Família Miguel Luiz de Carvalho, do bairro Eldorado, por exemplo, esta quarta-feira (27), foi dia de aprender mais acerca da prevenção e tratamento de males como Alzheimer e Sífilis. 

Assuntos em evidência na atualidade e sugestões dadas pelos próprios usuários das unidades são levados em consideração para a escolha dos temas, como conta a Coordenadora da ESF do Eldorado, Adriana Lima.

“Nos reunimos todo mês com a equipe médica e analisamos o que é relevante debater. Dessa vez, ficou decidido falar sobre Alzheimer por estarmos no ‘Fevereiro Roxo’, mês de conscientização sobre essa e outras doenças. Já as DST’s mereceram destaque por estarmos perto do Carnaval. Precisamos alertar a população que podemos sim nos divertir, mas com cuidados e se prevenindo sempre, pois saúde não é brincadeira”, afirmou a administradora.

Aprendendo enquanto aguardam atendimento

Durante a ação, profissionais da área da saúde explicaram sobre diagnóstico, prevenção e tratamento das duas doenças. No caso do Alzheimer - doença neurodegenerativa crônica -, a enfermeira Lívia de Paula alertou sobre o sintoma inicial mais comum, que é a perda de memória a curto prazo (dificuldade em recordar acontecimentos recentes), que precisa ser informada ao médico para diagnóstico precoce.

Já sobre as DST’s, a enfermeira Roberta Alcântara alertou sobre a sífilis primária, secundária e terciária e a importância do preservativo na prevenção dessa e de outras enfermidades relacionadas ao sexo. De acordo com a Secretária da Pasta, Drª Lívia Guedes, a principal função da ESF é promover qualidade de vida para a população.

“Essas palestras educativas são fundamentais para conscientizar a população sobre atitudes que podem ser tomadas diariamente para prevenir algumas doenças. Além disso, pode ser que algumas pessoas já tenham algum problema de saúde e não saibam por não conhecer os sintomas. Durante essas ações, acabam descobrindo”, afirmou a gestora.

Ao levar sua neta, Priscila Silva (15), para uma consulta odontológica de rotina, a aposentada Eva Resende (71) pôde ouvir um pouco mais sobre o Alzheimer. “Foi bom eu ter vindo aqui hoje, estava precisando mesmo saber sobre essa doença, pois ultimamente eu tenho esquecido algumas coisas. Mas agora, irei seguir o conselho da palestrante e fazer algumas atividades para exercitar a mente, como jogo da memória, caça-palavras e exercícios físicos”, disse a moradora do Jardim da Fonte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.