sábado, 23 de fevereiro de 2019

Queimados realizada caminhada em defesa dos animais

Evento promovido pela prefeitura também ofereceu vacina antirrábica e premiou melhores fantasias

Fotos: Igor Lima
Aline Lopes- O amor pelos bichinhos de quatro patas se espalhou por toda a cidade de Queimados, na Baixada Fluminense, na manhã deste sábado (23). Isto porque a Prefeitura local, por meio da Secretaria Municipal do Ambiente e Defesa dos Animais (SEMADA), realizou a primeira “CãoMinhada” contra os Maus-tratos e Abandono dos Animais”. Durante a ação, mais de 800 cães e gatos receberam a vacina antirrábica e 130 quilos  de ração foram recolhidos e serão doados para instituições que resgatam os indefesos que foram deixados pelos seus donos.


Além disso, os cães deram um show de charme e elegância ao exibir a criatividade dos seus donos no concurso fantasia pet. Teve bichinhos vestidos de SuperCão, Bailarina, Playboy, Vampiro e muitas outras fantasias pra lá de divertidas. O Prefeito Carlos Vilela, que também participou da ação em defesa dos animais, alertou sobre a importância do evento no município.

“Os animais não podem ser tratados como brinquedos que quando enjoamos, jogamos fora ou abandonamos em qualquer lugar. Eles são como a gente, sentem fome, frio, sede e falta de carinho. Por isso, estamos aqui para lutarmos por eles que são tão indefesos. Abandonar, ferir ou mutilar um animal, seja ele qual for, é crime e passível de pena que varia entre três meses a um ano. Então, não maltrate os bichinhos”, orientou o gestor.

A SEMADA tem realizado ações durante todo ano de resgate dos animais abandonados no município. De acordo com o Secretário Municipal do Ambiente e Defesa dos Animais, José Carlos Nogueira, o Cacau, só no ano passado, mais de 100 cães foram retirados das ruas.

“Nós pegamos os animas que foram abandonados na rua, levamos para a secretaria do ambiente e damos todos os cuidados necessários, fazemos a castração e depois os colocamos para uma doação responsável. Atualmente, temos 10 cachorros que foram deixados pelos seus donos esperando um novo lar”, afirmou.


Concurso premia melhores fantasias

Com apenas três anos e deficiente auditiva, desde quando nasceu, a princesinha de quatro patas, Cristal, encantou todos os jurados do concurso de fantasias pet e ganhou o primeiro lugar. “Adotamos ela com apenas um mês de nascida e ela virou o nosso xodó em casa. Ficamos muito tristes quando vemos os animais abandonados pelas ruas, colocamos até um pouco de ração no portão da nossa casa para alimentar aqueles que não têm lar”, disse a moradora do Vila Central, Débora Castro (29).

O vampiro Ted, acompanhado de sua pequena dona, que também estava fantasiada, Sofia Oliveira (7), não ficou para trás. Com apenas quatro anos, ele conquistou o coração dos jurados e levou o segundo lugar do concurso. “Nós viemos para prestigiar o evento e ajudar na luta contra os maus-tratos e abandono dos animais. Além do Ted, temos uma gata em casa e cuidamos deles com muito amor, carinho e atenção que é o que eles precisam” afirmou o pai da princesa Sofia, Elvis de Oliveira (41).


Os interessados em adotar um novo amiguinho, podem ir até a Secretaria Municipal do Ambiente e Defesa dos Animais (Avenida Luigi Giobbi, 498, Fanchem), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com identidade, comprovante de residência e telefone para contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.