quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Solidariedade: Queimados e HEMORIO promovem campanha de doação de sangue no bairro São Roque

Ação aconteceu nesta quinta-feira (7), no CEU Planeta Futuro, e coletou 96 bolsas de sangue. Esta foi a quinta visita do órgão à cidade

Jéssica Moreira - Uma pequena agulhada, alguns minutos na cadeira de doação e pronto: até quatro vidas beneficiadas pelo ato de solidariedade da auxiliar de serviços gerais Márcia Lazari (62). A moradora do bairro Jardim Alzira foi uma das 121 pessoas participantes da campanha de doação de sangue promovida pela Prefeitura de Queimados, por meio das Secretarias Municipais de Cultura e Turismo, Saúde e Educação, em parceria com o HEMORIO nesta quinta-feira (7). 

“Desde que o HEMORIO começou a visitar Queimados, comecei a doar. Sempre tive vontade, mas com a distância da capital acabava deixando para depois. Cada bolsa de sangue pode ajudar a salvar até quatro pessoas e, por isso, todos deveriam praticar este ato de amor, ainda mais assim, pertinho de casa”, afirmou a idosa, que foi um dos 96 voluntários considerados aptos a doar.

A iniciativa, que mobilizou a cidade pela quinta vez, aconteceu no Centro de Artes e Esportes Unificados Planeta Futuro, no bairro São Roque. O Prefeito Carlos Vilela destacou a importância do projeto para a sociedade fluminense.

“Uma pessoa generosa pode ajudar a salvar a vida de outras quatro. É extremamente gratificante promover uma ação desta magnitude e incentivar a população a pensar no próximo. Muita gente que está aqui hoje sempre quis doar e, graças a união entre gestão municipal e o HEMORIO, teve essa oportunidade”, declarou o gestor.

Além da cessão do espaço CEU Planeta Futuro, a Prefeitura também disponibilizou profissionais de saúde para compor a equipe trazida pelo HEMORIO, que contou com 14 pessoas. Responsável pela SEMUCTUR, Marcelo Lessa agradeceu a adesão da população queimadense à ideia. 

Imagens: Igor Lima/ SEMCOM - PMQ
“Estamos muito satisfeitos com a grande participação dos moradores, que prontamente se dispuseram a ajudar quem precisa. Estamos de portas abertas a novas visitas do HEMORIO, que já manifestou interesse em retornar de seis em seis meses para novas campanhas”, contou o gestor.

Minutos que salvam vidas 

Além de ações itinerantes como a desta quinta-feira, o HEMORIO funciona diariamente na Rua Frei Caneca, 8, Centro, Rio de Janeiro. O órgão também atende pelo 0800 282 0708 (Disque-Sangue), de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 7h às 17h.

Os interessados em doar precisam ter entre 16 e 69 anos (pessoas com 16 e 17 anos só podem doar com a presença dos pais ou responsáveis legais), pesar no mínimo 50 kg, não estar em jejum, não ter consumido alimentos gordurosos nas últimas 3 horas e portar documento de identidade oficial com foto. A doação só não é permitida para mulheres grávidas ou amamentando, pessoas com febre, gripe ou resfriado, quem fez tatuagem há menos de um ano e pessoas com doenças hereditárias.

A coleta, que dura até 10 minutos, é precedida de uma triagem que conta com o preenchimento de um questionário e entrevista com psicólogos e médicos para checar o estado de saúde dos doadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.