sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Saúde presta contas e Centro de Especialidades Médicas e Clínica da Mulher se destaca com quase 15 mil atendimentos

No total, 175 mil procedimentos foram feitos nas 18 unidades de saúde do município no período

Aline Lopes - Manter a transparência em todos os serviços públicos prestados à população é dever de todo gestor. Por isso, nesta sexta-feira (15), a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma Audiência Pública para apresentação do Relatório de Prestação de Contas do 3º Quadrimestre de 2018. Na sessão, realizada na Câmara dos Vereadores da cidade, foram apresentados os serviços prestados pela Pasta, dentre os quais se destacaram o aumento de 23% nos atendimentos do Centro de Especialidades Médicas e Clínica da Mulher do bairro Fanchem (em comparação ao 1º quadrimestre de 2018). O relatório mostra que o equipamento atendeu 15 mil pessoas no período.

Um verdadeiro marco na rede de atenção primária no município, as 18 unidades de saúde - que tem como objetivo focar nas ações de prevenção, promoção da saúde e diagnóstico precoce de doenças - também se destacaram na prestação de contas. Juntos, os equipamentos realizaram mais de 175 mil atendimentos à população. 

De acordo com a Subsecretária da Pasta, Ruth Costa, esse alcance só foi possível devido ao comprometimento e dedicação de toda equipe da SEMUS. “Lutamos todos os dias para proporcionar uma saúde pública de qualidade aos moradores. A cada quadrimestre ficamos mais próximos de alcançar nosso objetivo. Com muito trabalho e determinação iremos avançar, apresentando números cada vez mais satisfatórios”, afirmou a gestora.

Os números também foram satisfatórios em outros setores da rede. A saúde mental, por exemplo, realizou mais de 15 mil atendimentos nos últimos quatro meses do ano. Outro dado positivo é referente ao Programa de Combate ao Tabagismo, que obteve um aumento de 161,25% do número de pacientes comparado ao 1º quadrimestre de 2018. O programa de imunização também teve destaque: o setor foi responsável pela aplicação de mais de 13 mil doses de vacinas.

CETHID é referência na Região Metropolitana

Com mais de 130 mil atendimentos realizados no 3º quadrimestre de 2018, o Centro Especializado no Tratamento de Hipertensão e Diabetes (CETHID), que atende toda a Metrópole I, segue como referência na Baixada Fluminense. 

Com serviços diversos como cardiologia, clínica médica, endocrinologia, angiologia, nefrologia, oftalmologia, neurologia, serviços sociais, fisioterapia, nutrição, psicologia, fonoaudiologia, ultrassonografia, eletrocardiograma, ecocardiograma, exames laboratoriais, raio-x, sala de medicação, cuidados com pé diabético e classificação de risco, a unidade tem 47,58% dos seus pacientes em Queimados.

O restante dos atendimentos se dividem entre os municípios de Japeri (4,45%), Nova Iguaçu (34,95%), São João de Meriti (4,01%), Mesquita (0,25%), Belford Roxo (3,23%), Seropédica (0,09%), Nilópolis (2,14%), Duque de Caxias (0,71%), Paracambi (0,02%), Itaguaí (0,33%), Magé (0,15%) e Rio de Janeiro (2,09%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.