quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Reforço no combate às drogas: Prefeitura de Queimados e Polícia Militar lançam cartilha do Proerd


Programa educacional conscientiza alunos da rede municipal de ensino sobre perigos da violência e do uso de entorpecentes. Aulas do primeiro semestre já começaram para 600 estudantes do 5º ano

Fotos: Igor Lima e Felipe Bragança
Jéssica Moreira- A manhã desta terça-feira (26) marcou uma importante etapa no combate ao uso de drogas entre crianças e adolescentes em Queimados. Em cerimônia realizada na Secretaria Municipal de Educação, as novas cartilhas do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) foram lançadas para o início das aulas do 1º semestre do projeto. A iniciativa, que formou quase 7 mil crianças queimadenses nos últimos três anos, é realizada por meio da parceria entre a Prefeitura e a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.


Além do Secretário Municipal de Educação, professor Lenine Lemos, estiveram presentes no evento o Major Lima, representando a Coordenação Estadual do Proerd, o Coordenador Técnico, Capitão Quelho, os instrutores sargentos Juliana e Marcos e a Coordenadora do programa em Queimados, Shirlei Santos.

De acordo com o Secretário da Pasta, professor Lenine Lemos, a cidade foi a primeira das 92 participantes a tomar a iniciativa de produzir as cartilhas em parceria com o Programa.

“A partir do segundo semestre deste ano, a SEMED vai trabalhar a possibilidade do Proerd ampliar seu atendimento para os alunos do 7° ano. Essa ação mostra, desde cedo, como é importante dizer não às drogas. A família é o grande multiplicador desses valores e informações acerca de um tema tão essencial para a sociedade. Quando há uma educação de qualidade, a tendência é que a violência diminua”, frisou o gestor.

Nesta etapa, cerca de 600 alunos do 5º ano da rede municipal de ensino terão acesso às aulas, que têm o objetivo de prevenir o uso de drogas e a violência por meio da conscientização nas unidades de ensino. Os estudantes recebem uma cartilha formulada pela Polícia Militar em parceria com a SEMED, além de orientações semanais de policiais acerca do tema.

O programa O Proerd foi criado nos Estados Unidos em 1983 e, desde então, já foi desenvolvido em mais de 50 países. O projeto é direcionado a todos os alunos matriculados no primeiro segmento do Ensino Fundamental da rede pública e tem duração de quatro meses.

Realizado em Queimados desde 2002, a iniciativa vai contemplar, neste início de ano, os alunos das Escolas Municipais Oscar Weinschenck, Senador Nelson Carneiro, Waldick Cunegundes Pereira, Prof. Ana Maria dos Santos Perobelli, Prof. Leopoldo Machado, Prof. Joaquim de Freitas, Estadual Municipalizada José De Anchieta, José Anastácio Rodrigues, Santo Expedito e Dr. Cledon Cavalcante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.