quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Acessibilidade em foco: ação social para pessoas com deficiência é sucesso em Queimados


Atendimento jurídico e solicitação de passe livre foram alguns dos serviços oferecidos nesta quinta (26). Evento contou com intérprete de LIBRAS

Kathellen Islyne - Empatia é o encontro de realidades capazes de criar um elo de compreensão. E foi neste contexto que a Prefeitura de Queimados promoveu, nesta quinta-feira (26) chuvosa, uma ação social voltada para pessoas com deficiência. O evento, realizado por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania em parceria com a Coordenadoria de Políticas Públicas da Pessoa com Deficiência, aconteceu no Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade e beneficiou cerca de 100 pessoas.

A iniciativa ofereceu serviços como atendimento jurídico, balcão de emprego, solicitação de passe livre, orientação para aquisição de veículos adaptados, credencial especial de estacionamento gratuito de PCD’s e orientação para tirar CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Além disso, foram feitas diversas apresentações focadas em despertar a empatia dos presentes e fazê-los vivenciar a realidade do outro.

Aceitação faz parte do processo

A comovente história de Ana Paula Durval (42), que há cerca de um ano perdeu todo movimento esquerdo do corpo após um AVC (acidente vascular cerebral) emocionou a todos, mas a decisão de seguir em frente aceitando sua nova condição surpreendeu ainda mais.

“Eu sempre fui diabética e não sei ao certo como, mas o AVC me atingiu no início do ano passado. Desde então venho tentando levar minha vida normalmente, mesmo paralisada de um lado do corpo. Mas ser professora de educação física nessas condições não é mais possível, agora eu preciso aceitar que essa é minha realidade, eu sou uma pessoa com deficiência e preciso viver bem assim”, conta a professora, que aproveitou o evento para obter informações sobre como solicitar um passe livre e dar entrada no processo de aposentadoria.

Presente na ocasião, o Prefeito Carlos Vilela foi homenageado pelos presentes por contribuir com a causa da inclusão e reafirmou o compromisso da gestão com todos os queimadenses. “Nosso trabalho é oferecer um ambiente acessível a todos, hoje nenhum projeto para dentro da cidade é aprovado em Queimados sem que a acessibilidade para as pessoas com deficiência esteja incluída. Afinal, é dever de qualquer governo garantir a igualdade de direitos entre os cidadãos”, garante o gestor.

Todos os serviços realizados na ação estão disponíveis de segunda a sexta, das 8h às 17h, na Coordenadoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, localizada na sede da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, na Rua Otília, 1.495 – Centro.

Um comentário:

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.