sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Dois mil alunos da rede municipal de Queimados realizam simulado do IDEB

Visando a melhor nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, estudantes  da rede participaram da aplicação da Prova Brasil
Fotos : Thiago Loureiro e Wanderson Oliveira
André Uchôa - Em busca da meta nacional, mais de dois mil alunos da rede municipal de ensino de Queimados realizaram nesta sexta-feira (13) a segunda aplicação do simulado para a Prova Brasil, nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática. As avaliações são direcionadas às turmas de 5º e 9º ano do Ensino Fundamental das 30 escolas municipais.  A iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, faz parte de um pacote de medidas que busca reforçar a aprendizagem dos estudantes.
Os testes também visam aproximar os estudantes do formato da avaliação - que ocorrerá em novembro deste ano - além de contribuir com o aperfeiçoamento do planejamento e das práticas pedagógicas, a partir do diagnóstico do nível de aprendizagem dos alunos. Com os resultados, os docentes terão estratégias de melhoria do desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) - que em sua última edição (2017) - o indicador destacou a cidade como a que mais cresceu na Região Metropolitana com a média de 4,55.
Aluno da E.M Profª Scintilla Exel
respondendo as questões

E o que se via em sala de aula era muita concentração acerca das diversas orientações do modelo de avaliação, como por exemplo, o uso correto do preenchimento do cartão-resposta e o tempo limite do exame. Presente na ocasião, o Secretário de Educação, Professor Lenine Lemos, elucidou a importância da preparação dos alunos para a prova.

“O resultado do simulado é o reflexo do trabalho dos professores de toda unidade escolar. O objetivo é diagnosticar e reforçar aquela disciplina que está enfraquecida, buscando melhorar a qualidade do ensino. Além de guiar todas as unidades em suas práticas pedagógicas, a ideia é nivelar o nível de conhecimento dos alunos até o dia da aplicação da prova.”

O caderno de provas contém 44 questões objetivas, divididas em 22 de Língua Portuguesa e Matemática. Cada estudante terá 25 minutos para resolver as questões propostas e mais 10 minutos para preencher a folha de respostas. Para logística da atividade, foram mobilizados aplicadores do simulado entre servidores da Semed e professores das unidades.
Foto: Wanderson Oliveira/PMQ-SEMED
Um dia antes da aplicação do simulado, os alunos da Escola Municipal Profª Scintila Exel realizaram uma atividade diferente em sala de aula. A professora Elaine Cristina do 5º ano dividiu sua turma em duas equipes para realizar uma gincana  com perguntas e respostas de questões das edições anteriores. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.