sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Queimados debate prevenção ao suicídio em VIII Fórum de Enfrentamento à Violência

Evento aconteceu nesta quinta (26) e reuniu profissionais de saúde, educação e assistência social do município

Fotos: Thiago Loureiro
Aline Lopes - Sob o tema “O Desafio de Vencer a Violência Interpessoal em Tempos de Depressão”, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou o VIII Fórum de Enfrentamento à Violência. O encontro, realizado nesta quinta-feira (26), aconteceu no auditório do órgão e debateu medidas de prevenção ao suicídio e automutilação. Estiveram presentes profissionais da rede municipal de saúde, educação e assistência social.

Durante a palestra, a psicóloga Tânia Alves apresentou dados recolhidos pelo Ministério da Saúde entre os anos de 2011 e 2016. Neste período, mais de 60 mil pessoas tiraram as próprias vidas e 48 mil tentaram cometer suicídio. “Este número é assustador. No Brasil, o suicídio é a quarta maior causa de morte entre pessoas de 15 a 19 anos. Por isso, estamos trabalhando em prol da prevenção e da importância do cuidado com a saúde mental”, concluiu.

De acordo com a Secretária da Pasta, Dra. Lívia Guedes, o fórum é essencial para analisar a situação do município e trocar ideias para melhorar cada vez mais o atendimento. “Infelizmente, ainda há muitas pessoas que tratam a saúde mental como ‘frescura’ e precisamos quebrar esse tabu. Com a ajuda de todos que estiveram aqui podemos prevenir que crianças, jovens e adultos tirem sua própria vida”, destacou a gestora.

Em Queimados, há locais para pedir ajuda nestas questões: o Centro de Atenção Psicossocial (Travessa Marques, s/n, Centro) e o Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil (Rua Heloisa, 829, Fanchem) funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Também é possível discar 188 – a ligação é gratuita e funciona 24h -, e falar com o Centro de Valorização da Vida (CVV), que promove apoio emocional sob total sigilo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.