terça-feira, 24 de setembro de 2019

Queimados inicia programação especial para celebrar Semana Municipal da Pessoa com Deficiência

Alunos de salas de recursos da rede pública de ensino se reuniram nesta segunda (23) para abertura da solenidade

Fotos Igor Lima
Kathellen Islyne - Um encontro emocionante entre pais, alunos e mestres aconteceu nesta segunda-feira (23), na Escola Municipalizada Santo Expedito, em Queimados. Isso porque os cerca de 330 alunos das salas de recurso da rede municipal se reuniram com seus responsáveis e professores para dar início à programação alusiva à Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. Com direito a palestras, apresentação dos alunos e até sessões de maquiagem e corte de cabelo, o evento garantiu a diversão para todos os convidados.

Com o tema ”Amar a si mesmo é o início de um romance com a vida”, toda a programação do dia foi voltada ao estabelecimento de uma conexão entre os presentes e suas autoestimas, conforme explica a palestrante Maria Pedro. “Quem cuida não pensa em cuidar de si mesmo, mas precisamos trabalhar com esses pais o fato de que eles também são importantes. Além de trabalharmos a autoestima dos alunos, queremos que os pais entendam que se eles estiverem bem irão cuidar melhor ainda de seus filhos”, ressalta a psicóloga.

Para a diretora da E.M. Santo Expedito, Cláudia Marques, a ideia sempre foi investir em um momento de cuidado com os presentes. “Chamamos um salão de beleza para nos ajudar a fornecer esse momento de beleza para os pais e alunos das salas de recursos, pois sabemos o trabalho e o desgaste que é você pensar no outro o tempo todo. Todos os pais precisam desse apoio, estamos aqui para mostrar que eles merecem isso não só hoje, mas todos os dias”, afirma a diretora.

Música e aprendizado lado a lado

Para muitos, a música pode ser um acalento, um recurso para os dias tristes ou até mesmo a cura para as dores da alma. E para o aluno da E. M. Scintilla Exel, Lucas Castro (16), a música é uma chance de aprender. Entre as notas emitidas em uma apresentação de teclado durante o evento, o jovem maravilhou os presentes com sua voz, mostrando que é capaz de superar todas as dificuldades de aprendizado por meio da arte.

Aluno da sala de recursos e frequentador do CAEEQ (Centro de Atendimento Educacional  Especializado de Queimados), Lucas conta aos sorrisos como aprendeu a tocar teclado e bateria sozinho, habilidade que agora ensina para outras pessoas. “Eu via vídeos na internet e quis tocar na igreja, aí quando a bateria quebrou eu parti para o teclado. Agora eu também aprendi a cantar sozinho. Aprendi tudo do meu jeito”, revelou o rapaz.

Convidado pela autora Amanda Carlou para tocar no lançamento do livro “O poder das pessoas com deficiência”, na Cidade das Artes, Lucas foi um dos destaques da noite. Acompanhado de sua família e professoras responsáveis por desenvolver trabalhos de inclusão junto a alunos com deficiência e/ou dificuldade de aprendizado, o jovem músico terminou a sua performance aplaudido.

“Não se sabe ao certo quando ele (Lucas) começou a tocar bateria sem nunca ter frequentado uma aula, mas só de ouvir ele já aprende bastante. Lucas tem seu próprio jeito de adquirir conhecimento e a música é seu estudo. Nossa função na sala de recursos é potencializar todo esse talento na forma que o aluno se sentir mais confortável”, concluiu a Implementadora do CAEEQ, Fátima Gomes, ao lado da colega Dayse Palmeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.