domingo, 29 de setembro de 2019

Encontro de Mountain Bike em Queimados mobiliza centenas de ciclistas de todo o estado

Cerca de 200 pessoas participaram do evento esportivo. Mais de 100 quilos de alimentos serão doados à Cruz Vermelha 

Fotos Igor Lima/PMQ-SEMCOM
André Uchôa - Disposição e solidariedade: assim ficou marcado o terceiro Encontro de Mountain Bike, realizado neste domingo (29), em Queimados. A manhã nublada não impediu que mais de 200 pessoas usassem bicicletas em busca de uma melhor qualidade de vida e bem-estar. O evento esportivo que reuniu centenas de pessoas, até mesmo de outras cidades do estado, teve apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. 

Antes de ser dada a largada, os participantes receberam dos organizadores do evento as normas de segurança e instruções de cuidados com os obstáculos que os ciclistas iriam passar.  Dicas para prevenir acidentes também foram destacadas. Para garantir todos esses quesitos, a Guarda Municipal da cidade foi acionada para acompanhar todo grupo.

Além da prática esportiva, cerca de 100 quilos de alimentos foram doados para a Cruz Vermelha da cidade.  A largada foi dada às 10h, na Praça dos Eucaliptos. O percurso de 39km, misturou muita adrenalina e aventura por conta do trajeto que liga a cidade de Queimados ao bairro Jaceruba, em Nova Iguaçu.

Conhecido pela promoção de eventos como esses, Ronaldo Santana (mais conhecido como Ronaldo Maratonista), destaca a importância desses encontros na cidade. “Eu sempre afirmo que a bicicleta é uma extensão do nosso corpo. O esporte é transformador, pois aqui ouvimos histórias de superação, além de ser um meio mais eficiente na promoção da saúde. Aqui superamos nossos limites, além disso temos a oportunidade do contato libertador com a natureza” acrescenta o organizador.

Na oportunidade, também foram disponibilizadas cerca de 47 bicicletas para os amantes do ciclismo. O projeto Bike Tour é uma parceria entre o Pedala Queimados e a Tembici, que visa promover o turismo local. Segundo os organizadores, a previsão é realizar o encontro uma vez ao mês em diferentes pontos da cidade. Os participantes fizeram o percurso do Centro até o Rio D’ouro, em Nova Iguaçu.

Encontros que promovem a união

O casal carioca Ana Paula (45) e Federico Bittencourt (48) foi unido por sua paixão pelo pedal. E foi em um desses encontros – há cinco anos - que os dois se conheceram e se apaixonaram. Amantes da modalidade esportiva, os pombinhos destacam suas participações em eventos. “A prática esportiva nos aproxima de uma vida mais saudável e ativa. Nos divertimos, gastando pouco, pois, antes de tirarmos férias, planejamos nossas cicloviagens pelo mundo a fora”, contou a psicologa.

Já passou o tempo no qual o único exercício das pessoas idosas eram as idas e vindas da cadeira de balanço. Muitos também se enganam ao achar que ciclismo é exclusividade para jovens. As irmãs Odila Lucena e Odiza da Costa, ambas com 68 anos, mostram que “na melhor idade” é possível praticar exercícios físicos. “Somos amantes do ciclismo há mais de 15 anos. Antes tínhamos um grupo menor de pessoas que também participavam dessas aventuras, mas o projeto foi ganhando grandes proporções e atualmente temos dois mil ciclistas inscritos. Não podemos gastar dinheiro com remédios, por isso investimos no esporte (risos) ”, contam as irmãs.

Amante e apoiador das iniciativas esportivas na cidade, o Secretário da Pasta, Julio Coimbra, conta a satisfação em promover a prática constante da atividade esportiva na região. “Somos uma potência no esporte e isso não podemos negar. Por isso, buscamos através de parcerias investir constantemente em maratonas, encontros e eventos que tenham como norte o bem-estar físico. Eu acredito no esporte como transformador da sociedade", disse.

3 comentários:

  1. Pedal excelente parabéns prefeitura de Queimados Odilon NERY uns do moderadores do grupo Street Fox!!

    ResponderExcluir
  2. Valeu turma Vamos quê vamos Parabéns

    ResponderExcluir
  3. Valeu
    Muito bom Valeu Estamos juntos legal Fui

    ResponderExcluir

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.