Foto: Thiago Loureiro |
Foto: Thiago Loureiro |
Marina Mendes - Família vai muito além do tradicional mãe, pai e filhos. É com esse intuito que nesta quinta-feira (30), a Escola Municipal Professora Maria Corágio Pereira Xanchão, localizada no bairro Jardim da Fonte, realizou a “Festa da Família”, uma data especialmente reservada para receber os parentes dos alunos na escola, uma espécie de segunda casa. Sem festa especialmente para mães ou pais durante o ano letivo, o evento foi feito para celebrar todos os tipos de família, com mostra de trabalhos, orientação sobre alimentação saudável e até aula de Zumba para animar os convidados.
Todos os tipos de familiares estiveram presentes. Com a nova configuração familiar, que entende que família é onde se tem afeto, a escola percebeu a necessidade de adaptar essas datas para atender a todas as crianças em suas mais variadas situações pessoais. Como um grande momento aguardado, a festa segue a mesma dinâmica da festa tradicional.
A diretora da escola, Ellen Alves, conta que a festa já acontece há 3 anos e que foi o maior sucesso entre as crianças. "A festa é pra quem essa criança vive. Não importa se é pai, mãe, avó ou primo. Quando tinha dia só para mães ou só para os pais, sempre tinha alguém que saia chorando, cada um com seu motivo. Então essa foi a melhor escolha", declarou.
Foto: Thiago Loureiro |
Viviane Fernandes, moradora do Bairro Jardim da Fonte, foi uma das mães presentes na festa. Pela primeira vez em uma festa de escola da filha Eduarda, de 7 anos, ela aprovou totalmente a ideia da festa. "Eu nunca tinha participado de uma festa, e logo a primeira que posso vir é esse sucesso todo. Eu estou gostando muito, principalmente por ter essa questão familiar envolvida, vejo como isso é importante para a minha filha e para todas as outras crianças", disse.
Destaque para a alimentação saudável
E já que a festa é com a família, nada como alertar os pais sobre os cuidados necessários com a alimentação dos filhos. Nadja Reis, nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, estava presente e foi alertar principalmente sobre os temperos industrializados. Com o Guia Alimentar Para População Brasileira em mãos, a nutricionista explicou que o consumo excessivo desse tipo de alimento causa diversas doenças como hipertensão arterial, diabetes tipo 2, dislipidemias e doenças coronarianas, devido ao alto nível de sódio.
Foto: Thiago Loureiro |
"O Guia Alimentar tem como base incentivar o consumo de alimentos in natura e diminuir o número de produtos ultraprocessados. Tivemos a ideia de trazer um sal de ervas natural para os pais, com a receita já na embalagem, algo simples e que pode ser facilmente adotado. Precisamos estimular isso na população", declarou.
O Secretário Municipal de Educação, Lenine Lemos, foi um dos maiores incentivadores do projeto e explica que isso é um dos papeis da escola. '''A Escola além de cumprir seu papel principal, que é ensinar, também vem envolvendo a comunidade em uma campanha de alimentação saudável", concluiu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.