terça-feira, 28 de novembro de 2017

Memórias de um grito de liberdade: Queimados lança documentário sobre história da sua emancipação

Produção idealizada pela Secretaria de Comunicação Social será lançada nesta quarta (29) em evento aberto e percorrerá escolas do município

Imagem: Felipe Bragança /SEMCOM/PMQ
Jéssica Moreira - Vozes que gritaram por liberdade. Vozes que guardam a origem de uma cidade. Vozes que agora serão eternizadas. A Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Comunicação Social, produziu um documentário intitulado “Queimados: vozes da emancipação”, obra que será exibida amanhã (29), no saguão da Secretaria Municipal de Educação (Rua Hortência, nº 6 – Centro) durante as atividades de comemoração do aniversário de 27 anos de emancipação do município.

A produção, elaborada pela equipe da Secretaria Municipal de Comunicação de Queimados, narra o processo de luta travado por homens e mulheres no fim da década de 80 para que a região deixasse de ser apenas um distrito esquecido de Nova Iguaçu. Além da exibição no evento de lançamento, a obra será reproduzida em todas as escolas da rede municipal.

De acordo com o Subsecretário de Comunicação Social, Felipe Carvalho, idealizador do documentário, o objetivo é eternizar um dos momentos mais importantes na história de Queimados. “É uma forma de lembrar esses guerreiros que foram fundamentais para que Queimados hoje fosse uma cidade independente. Se hoje temos mais autonomia, investimentos, empregos, desenvolvimento e, principalmente, dignidade é graças a eles. Nada foi em vão, podemos bater no peito e dizer: ‘Raspa do tacho nunca mais!’, ressalta Carvalho.
    Imagem: Thiago Loureiro /SEMCOM/PMQ

Além de participantes do movimento responsável pela conquista – tais como o atual prefeito Carlos Vilela, Luiz Alonso e Josias Mattos – foram ouvidos historiadores, líderes religiosos que apoiaram a causa e familiares dos membros já falecidos do grupo.

“É uma emoção muito grande poder contribuir para que o legado de homens como o meu pai, que deram a alma, a saúde e todos os recursos financeiros que podia para ver Queimados livre, não se perca com o tempo”, contou a filha de José Methódio, a advogada Vania Lima, que concedeu entrevista no conjunto habitacional do bairro Jardim da Fonte, nomeado em homenagem ao emancipador.

Produção recorda locais marcantes no processo

Os locais escolhidos para a produção do vídeo seguiram os rastros dos encontros, reuniões e cerimônias oficiais que marcaram a trajetória do movimento, dos quais se destacam o salão azul da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, a sede do Queimados Futebol Clube e o Distrito Industrial.

“O processo de emancipação é uma parte muito importante da identidade queimadense que precisa ser contada aos mais jovens para que eles tenham noção da realidade que imperaria na cidade se não tivesse havido a separação do município-mãe, que era Nova Iguaçu”, afirma a mestre em história política pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Cláudia Patrícia Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.