terça-feira, 7 de novembro de 2017

Prefeitura de Queimados intensifica campanha Novembro Azul

Só na primeira semana foram feitos 285 encaminhamentos para exames com a intenção de prevenir o câncer de próstata

Foto: Thiago Loureiro
Aline  Lopes- A campanha “Novembro Azul”, que visa conscientizar os homens sobre o cuidado com a saúde, em especial a prevenção ao câncer de próstata, está o maior sucesso em Queimados. Só na primeira semana, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou 285 encaminhamentos para o PSA- Antígeno Prostático Específico, exame de sangue para auxiliar a detectar disfunção do hormônio prostático. Nesta terça-feira (7), foi a vez do Centro de Tratamento da Hipertensão e Diabetes (CETHID) iniciar a atividade.

Foto: Thiago Loureiro
O CETHID está disponibilizando os homens acima de 50 anos exames do PSA, ultrassom de próstata para os que apresentarem alteração no resultado do PSA e encaminhamento para o Urologista. De acordo com a Diretora Médica do órgão, Vânia Rabello, também será feito um trabalho educacional com os pacientes “Queremos quebrar o preconceito, para que os homens façam anualmente os exames e cuidem da saúde”, declarou.

Foto: Thiago Loureiro
O Prefeito Carlos Vilela participou da atividade ao lado da Primeira-dama, Lucia Vilela, e garantiu que já fez os seus exames. “Todos temos que cuidar da saúde e não podemos ter vergonha nenhuma disso, pois um munícipe saudável ajuda o governo a evitar maiores gastos no futuro”, concluiu.

A Subsecretária Municipal de Saúde, Ruth Costa, frisou que todas as unidades de saúde estão de portas abertas para atender a população “Os homens precisam se cuidar mais, ir ao médico, para prevenir doenças, isso é muito importante, é um bem necessário que todos devem passar”, declarou.

Exames para prevenir doenças 

Foto: Thiago Loureiro
Morador de Belford Roxo, Jairton Correia, de 63 anos, procurou o CETHID para pegar o encaminhamento do PSA. “Eu faço anualmente o exame, todos precisam ter a consciência da importância do cuidado com a saúde. Minha esposa viu que aqui estava realizando o exame e falou para que eu viesse”, concluiu.

Foto: Thiago Loureiro
Quem aproveitou para fazer o exame, foi o Carlos Alberto de Araujo, de 53 anos, morador da Porteira, que já tem um histórico na família de problemas na próstata. “O meu pai teve uma inflamação (na próstata), mas Graças a Deus não foi muito grave, por isso eu faço todo ano o exame de sangue e agora estou querendo fazer o de toque” disse ele, que garante cuidar da saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.