terça-feira, 14 de novembro de 2017

Prefeitura de Queimados realiza ação pelo Dia Mundial do Diabetes

Secretaria de Saúde montou tenda em praça pública com a disponibilidade de vários serviços gratuitos de saúde, entre eles verificação da glicose e teste de glicemia

Aline Lopes- A Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta terça-feira (14) uma ação com o objetivo de lembrar o Dia Mundial de Combate ao Diabetes e conscientizar a população sobre a importância do cuidado com a saúde. Cerca de 150 moradores que passaram pela Praça Nossa Senhora da Conceição, no Centro, verificaram a glicose, pressão arterial, fizeram o teste de HGT (glicemia), coletaram preventivos e receberam orientações sobre diabetes, tuberculose, hanseníase, tabagismo, DST, saúde do homem e outros serviços.


A Prefeitura dá suporte para os pacientes hipertensos e diabéticos para melhorar qualidade de vida, com atendimentos nas unidades básicas de saúde e no Centro Especializado no Tratamento de Hipertensão e Diabetes (CETHID), que atende a mais de 1,2 mil pacientes por dia e conta com serviços de reabilitação cardíaca, fisioterapia e um moderno centro de imagem.

Para a Secretária Municipal de Saúde, Drª Lívia Guedes, é importante realizar essas ações para dar esclarecimentos à população e atuar assim na prevenção de doenças. “A Diabetes Mellitus é uma doença caracterizada pelo excesso de açúcar no sangue. Então, orientar os munícipes sobre a importância de ter uma alimentação saudável e praticar exercícios ajuda na prevenção”, frisou.

De acordo com a Coordenadora do Programa de Hiperdia, Dayane Félix, todos munícipes diagnosticados como hipertensos e diabéticos são cadastrados no programa. “Colhemos todos os dados do paciente e encaminhamos para a unidade de saúde mais próxima que atenda as necessidades deles”, disse.

Verificação da glicose foi o serviço mais procurado

A dona de casa Nilza Meireles, de 75 anos, moradora do bairro São Miguel, estava passando pela Praça e aproveitou para verificar a glicose, o serviço que fez mais sucesso no dia. “Eu já sou hipertensa e tenho casos de diabetes na família, por isso me preocupo com a saúde e sempre que posso procuro um médico para ver como estou”, concluiu.


Já o Alcedino de Oliveira, de 70 anos, morador do bairro Campo da Banha, é diabético há 5 anos e disse que quando descobriu tomou um susto. “Eu comecei a emagrecer muito, então procurei um médico para saber o que era, e ele me disse que estava com diabetes, desde então eu tomo todo o cuidado, faço o uso dos medicamentos certos e mantenho uma alimentação mais saudável, isso me ajudou muito”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.