terça-feira, 14 de novembro de 2017

Escola Pública de Queimados recebe Planetário Inflável

Estudantes da Escola Municipal aprendem de forma lúdica curiosidades sobre a Via Láctea


Fotos: Thiago Loureiro

Dine Estela: Qual é o planeta mais quente do Sistema Solar? Em que planeta a cor do céu é rosa e o pôr do sol é azul? Em qual planeta o dia é maior que o ano? Essas e outras curiosidades sobre as maravilhas da Via Láctea, foram apresentadas aos alunos da Escola Municipal Leopoldo Machado, em Queimados, nesta terça-feira (14), através do projeto “O Planetário Vai à Escola” do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). A Equipe ficou na escola das 10h às 14h e atendeu a mais de 300 alunos.


Diretor do projeto Carlos Henrique Verfeno. 
Cada sessão recebeu em média 30 alunos com duração entre 20 e 40 minutos, onde foram apresentadas imagens do céu noturno do hemisfério sul, assim como das constelações mitológicas. “O Planetário Inflável do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) faz parte da programação de vários eventos de divulgação científica que realizamos anualmente”, disse  o responsável pela ido do museu de Astronomia, à cidade, Carlos Henrique Zeferino da Silva


Lenine com as gêmeas Caroline e Camile Malheiros da Silva, 14 anos. 
O Secretário  Municipal de Educação, o professor Lenine Lemos, acompanhou a visita do MAST à escola e destacou a importância do conteúdo educacional para a rede pública. “Além do encantamento de ver os planetas sob outros ângulos, a partir de uma nova realidade virtual, os alunos ainda têm uma aula com os mediadores do evento, que ao final da visitação fazem um quis com os alunos para fixar as informações. Achei tudo fantástico e certamente estaremos agendando outras visitas”, acrescentou.


Maheus Nery 
Para a estudante Caroline Malheiros,  de 15 anos,  ficou o encantamento pelas cor do céu rosa de Vênus. “Não imaginava que isso poderia ocorrer, foi uma surpresa e grande aprendizado. Muito bacana o projeto. Já o estudante Matheus Nery Vendramini, também de 15 anos,  o destaque foi para a chuva de diamantes. “Não imaginava que era tudo tão lindo e diferente. Nunca imaginaria uma chuva de diamantes. Nossas aulas de Ciências ganharam outra vida”, destacou.







Histórico


O planetário inflável faz parte da programação do MAST desde o início da década de 1990 e foi o primeiro, desse tipo, a ser usado no Rio de Janeiro. Hoje o museu conta com 4 planetários (2 digitais e 2 analógicos). O planetário é uma cúpula inflável na qual as imagens do céu noturno visto da Terra podem ser simuladas, oferecendo ao espectador a oportunidade de observar e entender o céu.


A surpresa é ver o céu noturno sem a poluição atmosférica e o excesso de luzes fatores que impedem se observar a imensa quantidade de estrelas presentes no céu. Com o auxílio de áudio, são apresentadas as constelações do zodíaco, as fases da Lua, o ciclo dos dias e das noites, assim como o Sol.


O planetário pode mostrar o céu de qualquer dia do ano, suas estrelas, suas constelações, os planetas visíveis e podemos observar quais as diferenças que ocorrem ao longo do ano. O MAST fica À R. Gen. Bruce, 586 - Imperial São Cristóvão, Rio de Janeiro - RJ, 20921-030

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.