quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Prefeitura de Queimados encerra Novembro Azul com quase 500 atendimentos de urologia

Atividades de prevenção ao câncer de próstata foram destaque na rede municipal de saúde no último mês

Foto: Thiago Loureiro
Aline Lopes- Após um mês repleto de palestras de conscientização e prevenção contra o câncer de próstata, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, encerrou nesta quarta-feira (29) as atividades do Novembro Azul, no Centro Médico da Pedreira, com a realização de 448 exames de sangue feitos para auxiliar na detecção da disfunção do hormônio prostático (antígeno prostático específico - PSA).

Foto: Thiago Loureiro
Mas, mesmo com a chegada de dezembro, a Secretária Municipal de Saúde, Drª Lívia Guedes, ressalta que todas as unidades básicas de saúde continuarão prestando os serviços de saúde do homem “O mês de novembro foi só para enfatizar a importância do cuidado com a saúde, de se prevenir, mas as atividades irão acontecer durante todo o ano”, declarou a gestora.

As atividades desenvolvidas nas últimas semanas tiveram como foco a saúde preventiva, pois quando o câncer de próstata é identificado precocemente há maior chance de cura, caso contrário o risco de sobrevida do paciente é muito menor.

Foto: Thiago Loureiro
Foto: Thiago Loureiro
De acordo com o Coordenador do Setor Técnico da Saúde do Homem, Douglas Peçanha, o município oferece diversos serviços para o bem-estar do homem. “Temos urologistas, ultrassonografia de próstata e o exame de sangue para detectar a difusão de hormônio, caso algum paciente queira, basta procurar uma unidade básica de saúde para pegar o encaminhamento médico”, disse.

Fernando da Silva, de 54 anos, começou a cuidar mais da saúde após sofrer um derrame. “Antes eu nem ligava para médico, agora eu faço o acompanhamento sempre, só com o urologista eu estou há 20 anos, para prevenir o câncer e qualquer outra doença”, concluiu o morador do Centro, que é um dos 400 pacientes da especialidade atendidos todo mês no Centro Médico da Pedreira.


Para o urologista da unidade, Erich Curi, é satisfatório ver os homens se preocupando com a saúde “As pessoas estão mais evoluídas e com a mente mais aberta, porém ainda existe o preconceito. A procura pelo cuidado com a saúde está cada vez maior e isso ajuda bastante na prevenção do câncer”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.