quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Documentário "Queimados: Vozes da Emancipação" é lançado em noite de emoção e nostalgia

Obra traz momentos marcantes do processo de independência político-administrativa do município e será reproduzida nas escolas municipais

Personagens do documentário ganharam exemplares
Jéssica Moreira - Uma noite de muita emoção que vai ficar marcada na memória de Queimados. Assim foi o lançamento do documentário “Queimados: Vozes da Emancipação” nesta quarta-feira (29), em cerimônia realizada na Secretaria Municipal de Educação como parte da programação de comemoração pelos 27 anos da cidade.

O vídeo foi produzido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Comunicação, e conta a história da emancipação político-administrativa do município, que até 1990 era apenas um distrito de Nova Iguaçu. O objetivo da gestão é utilizar o material nas aulas de história da rede municipal de ensino já no próximo ano letivo, além de disponibilizar o material nos canais oficiais da prefeitura na internet.

Estiveram no evento autoridades como o prefeito Carlos Vilela – um dos líderes do movimento emancipacionista – acompanhado da primeira-dama Lúcia Vilela e do vice-prefeito Machado Laz, além de vereadores, secretários municipais e dos entrevistados para a confecção da obra.

Emocionada, Vania Lima relembra o pai José Methódio
Durante a exibição dos 25 minutos de vídeo, lágrimas, sorrisos e nostalgia pelas memórias da vitória conquistada em 25 de novembro de 1990, quando 35.120 pessoas votaram SIM pela emancipação. Além de participantes do movimento responsável pela conquista, foram ouvidos historiadores, líderes religiosos que apoiaram a causa e familiares dos membros falecidos do grupo.

Para Vania Maria Lima, filha do emancipador já falecido José Methódio, a sensação de orgulho pelos feitos do pai foi plenamente traduzida pela primeira produção jornalística a abordar o assunto na história da cidade.

“É uma emoção muito grande poder contribuir para que o legado de homens como o meu pai, que deram a alma, a saúde e todos os recursos financeiros que podia para ver Queimados livre, não se perca com o tempo. Chorei ao ver esse trabalho e agradeço a todos os envolvidos na produção, Ficou maravilhoso”, afirmou a advogada, que assim como todos os emancipadores, foi presenteada com um exemplar do vídeo.

Produtora Rafaela Diniz, idealizador do projeto e Subsec. de
Comunicação Felipe Carvalho e jornalista responsável, Jéssica Moreira
De acordo com o Subsecretário de Comunicação Social, Felipe Carvalho, idealizador do documentário, o objetivo é eternizar um dos momentos mais importantes na história de Queimados. “É uma forma de lembrar esses guerreiros que foram fundamentais para que Queimados hoje fosse uma cidade independente. Se hoje temos mais autonomia, investimentos, empregos, desenvolvimento e, principalmente, dignidade é graças a eles. Nada foi em vão!’, ressalta Carvalho.

Os locais escolhidos para a produção do vídeo seguiram os rastros dos encontros, reuniões e cerimônias oficiais que marcaram a trajetória do movimento, dos quais se destacam o salão azul da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, a sede do Queimados Futebol Clube e o Distrito Industrial.

Imagens: Igor Lima/ SEMCOM - PMQ
Ao discursar, o Prefeito Carlos Vilela citou e agradeceu nominalmente dezenas de colegas que participaram do movimento e reafirmou a importância de preservar a memória da cidade. “São muitos os que ajudaram a tornar Queimados livre. Lutamos demais, tivemos poucos recursos e hoje podemos entregar esse trabalho lindo feito pela nossa Comunicação e que eterniza essa luta. Agradeço aos presentes e homenageio aos que partiram, como nosso querido José Methódio, o Luiz Gonzaga, o Roberto Costa e tantos outros que deixaram seu legado aqui”, concluiu emocionado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.