sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Festival de Teatro de Queimados tem casa cheia no penúltimo dia de espetáculos

Programação contou com interpretações da história do samba, clássico infantil e romance literário. Encerramento acontece neste sábado com peça gratuita em plena praça pública


Foto: Felipe Bragança
Marina Mendes - “Quem se atreve a nos dizer do que é feito o samba, quem se atreve?!” A peça ‘Eu sambo, tu sambas e nós sambamos’, da Companhia Teatral Todos Nós, ousou ao contar a história desse gênero musical, no palco do Teatro Metodista, no penúltimo dia do Festival de Teatro de Queimados. Com uma forma de atuar leve e divertida, o espetáculo encantou os alunos do 6º ao 9º ano da E. M. Bernardino de Mello, que fica em Engenheiro Pedreira. As peças “Acorda, amor” e “Lisbela e o Prisioneiro” completaram a programação desta sexta-feira (10), que teve casa cheia em todas as apresentações. Já neste sábado, o encerramento do festival fica por conta da peça “Lixo no lugar errado tô fora”, às 10h, na Praça Nossa Senhora da Conceição, no Centro.

Foto: Felipe Bragança
O espetáculo ‘Eu sambo, tu sambas, nós sambamos’, contou a trajetória do samba a partir de uma linha do tempo, desde a chegada dos escravos até os dias de hoje. Homenageando cantores como Noel Rosa, Elza Soares, Nara Leão, Paulinho da Viola, Aracy de Almeida,  tudo com muito bom humor. Já a peça “Acorda, amor” lembrou o clássico da Bela Adormecida,  um clássico do conto de fadas. Para encerrar o dia, ‘Lisbela e o Prisioneiro’, trouxe o clima de romance ao narrar a história de amor um casal do interior do sertão nordestino.



Foto: Felipe Bragança
O Secretário Municipal de Cultura, Marcelo Lessa, agradeceu a presença de todos e falou da gratidão em realizar um trabalho como esse, além de encorajar os alunos a praticarem ainda mais atividades culturais: “Trazer cultura para os cidadãos queimadenses é algo que nós estamos fazendo com satisfação. Quando vejo todas essas crianças e jovens, fico muito feliz de participar de um momento como esse. É muito bom estar num lugar que valoriza a cultura da Baixada Fluminense, porque isso pode ser, quem sabe, o futuro de vocês”, destacou.

Foto: Felipe Bragança


Os aplausos foram desde a abertura das cortinas até o fechamento delas, em todos os espetáculos. Os alunos das escolas municipais marcaram presença e mostraram animação com o passeio. Foi o caso de Rebeca Lima, de 14 anos, aluna do 9º ano da E. M. Prof. Alberto Pirro. Ela diz ter se envolvido muito com a apresentação das peças e garantiu que o teatro fez sua felicidade dela nessa sexta-feira: “Eu estava triste antes de vir, e agora estou muito mais animada. Aprendi bastante e achei uma ótima maneira de ensinar a gente um pouco mais de história”, disse a estudante.











Foto: Felipe Bragança
As alunas Kathleen Vitória e Rafaela, do 4º ano da E. M. Metodista, também gostaram muito da experiência com o teatro, principalmente dos momentos em que todos os atores estavam em cena. “Eles se juntaram para dançar e foi muito divertido, a gente amou!” disse Kathleen. Já Rafaela, com o sorriso no rosto, destacou que gostou muito da escola ter levado ela e sua turma em vários dias do festival “Estar aqui todos esses dias foi muito legal!”, declarou.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.