terça-feira, 28 de novembro de 2017

Projeto Luz, Ciência e Vida encanta alunos de escola pública em Queimados


Ação do Instituto Federal do Rio de Janeiro levou conhecimento de fenômenos físicos e químicos aos alunos da Escola Municipal Diva Teixeira

Adicionar legenda
Dine Estela: Observar um inseto em tamanho minúsculo de forma tridimensional e o contato com módulos científicos e fenômenos físicos e químicos foi o ponto alto da visita do projeto “Luz, ciência e vida”, desenvolvido pelo IFRJ (Instituto Federal do Rio de Janeiro). A ação foi apresentada  na manhã desta terça, 28, aos alunos do 1° ao 5° ano da Escola Municipal Diva Teixeira, no bairro Pedreira, em Queimados, na Baixada Fluminense.


O projeto itinerante também tem o objetivo de aproximar a ciência do cotidiano dos alunos como contou um dos mediadores, licenciando em química, Victor Emanuel: “ Temos o objetivo de levar a luz como tema principal, como a origem da sua fonte de calor ou energia elétrica e sua importância para a vida na Terra, entre outros temas”, disse.

Já o módulo “Física Divertida e Lógica Matemática”, apresenta projetos que desafiam as matérias e estimulam o raciocínio de forma lúdica e divertida. Segundo a orientadora educacional Juliana Carvalho, já é a terceira visita do projeto na escola somente este ano: “Este é um projeto muito requisitado e de suma importância para o aprendizado das crianças porque elas aprendem se divertindo e levando conhecimento para o cotidiano”, contou.

Saber qual a lâmpada gasta menos energia e ilumina o ambiente da mesma forma, foi algo muito divertido para a aluna Yasmim Correia Nascimento, de sete anos, aluna do 1º ano: “Aprendi bastante hoje. Eu não sabia que minha mãe usava as de led porque gastavam menos energia. Tenho várias em casa”, observou.

O módulo de ilusão de ótica também foi outro ponto alto do projeto onde as crianças ficaram encantadas com  a imagem real de um porquinho por conta do efeito dos espelhos, contou animada, Lorena Loane Fontes, 7. “Achei que iria tocar nele e ele estava em outro lugar. Achei muito legal isso”, contou empolgada a menina do 1º ano.

O agendamento para itinerância poderá ser realizado por meio do formulário de agendamento de itinerâncias, disponível através do link:http://ifrj.edu.br/node/4299. Para maiores informações, entre em contato pelo telefone (21) 2797-2513 ou pelo e-mail aeci.cmesq@ifrj.edu.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.