terça-feira, 5 de junho de 2018

Gincana e oficinas abrem programação especial da Semana de Meio Ambiente em Queimados

Programação começou nesta terça (5) e vai até o próximo domingo, dia 10

Marina Mendes - Todo dia é dia de pensar em formas de poupar, proteger e preservar a natureza, mas no Dia Mundial do Ambiente, esse compromisso ganha destaque. Por isso, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Ambiente e Defesa dos Animais, preparou atividades especiais para celebrar a data, comemorada nesta terça-feira, 5 de junho.
Logo pela manhã, os alunos do Colégio Estadual Sebastião Pereira Portes, localizado no bairro Santa Catarina, cumpriram mais uma etapa da Gincana “O despertar de uma prática possível”. Idealizado pela direção da escola e em parceria com a SEMADA, o projeto tem como objetivo fazer as turmas do ensino médio arrecadarem o máximo de material reciclável possível no período de um mês e oferece como prêmio um passeio para a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ).
A pontuação será baseada na coleta de materiais como garrafas pet, latas de cerveja e refrigerante, óleo de cozinha usado, pneus, pilhas e baterias de celulares, além de atividades como apresentação de conscientização e confecção de artesanato sustentável.
De acordo com a professora de práticas pedagógicas da unidade, Elizabeth Silva do Nascimento, a iniciativa existe para despertar a consciência dos alunos. “Numa sociedade sustentável, as responsabilidades devem ser compartilhadas amplamente até que o poder seja diluído entre muitas pessoas. Como não é possível dialogar com toda a população do planeta, começamos pela escola, de forma lúdica e prática”, comentou.
Uma das participantes, a aluna Ana Beatriz tem apenas 16 anos, mas já teve sua atenção atraída pelos assuntos relacionados à proteção ao meio ambiente já chamam a atenção da moça. Cursando o 3º ano do ensino médio, ela não hesitou em participar da gincana

. “A gente não imagina o quanto tem de material na rua que pode ser reutilizado. Além disso, a gincana fez com que todas as turmas pudessem perceber o quanto de lixo a gente produz a cada dia”, contou a estudante.
Já na parte da tarde, o diálogo foi com os pequenos da Creche Iracema Garcia, no bairro Vila do Tinguá. Com direito a teatro de fantoche e oficinas de plantio, a tarde de 45 crianças (entre 2 e 3 anos) foi repleta das pautas ambientais.
Segundo o Secretário da Pasta, Cacau Nogueira, a intenção, além de proporcionar maior interação do poder público com a população, é levar o conhecimento necessário até o cidadão, para que o meio ambiente seja preservado na cidade. “Pensamos muito antes de preparar as atividades, de forma que a programação fique divertida e informativa. O que queremos é fazer com que a população entenda como preservar o meio ambiente de forma dinâmica”, explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.