terça-feira, 26 de junho de 2018

Queimados adere ao programa cidades empreendedoras

Programa oferecerá consultoria ao município para a implantação ou expansão de ações que fortalecem os pequenos negócios

Marina Mendes - Com o intuito de tornar o ambiente de negócios mais atrativo no município, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, realizou na manhã desta terça-feira (26) um workshop de alinhamento e articulação do Comitê Gestor do programa ‘Cidades Empreendedoras’, do SEBRAE. O evento, que também serviu para definir o Diagnóstico do Ambiente Empresarial da cidade, aconteceu no Teatro Delcy de Souza e reuniu cerca de 70 servidores, entre técnicos e secretários municipais. 
O programa trata-se de oferecer consultoria aos municípios fluminenses para a implantação ou expansão de ações que promovam a desburocratização, a simplificação da abertura de novos negócios e o aumento da participação das micro e pequenas empresas locais nas compras governamentais, por meio da coordenação, integração e articulação de diferentes áreas e projetos do SEBRAE/RJ.
Nessa reunião, deu-se início à primeira etapa do programa, que vai até o final deste ano. Até lá estão previstas reuniões mensais de acompanhamento, consultorias técnicas, capacitação dos servidores e levantamento de evidências.
Todos os integrantes do Comitê Gestor poderão acompanhar a evolução do município através da ferramenta de Gestão e Monitoramento, cujo acesso será disponibilizado pelo Sebrae/RJ. Entre os membros escolhidos para fazer parte do Comitê Gestor estão os Secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Fazenda e Planejamento, Urbanismo, Educação, Cultura e Turismo, Ambiente e Defesa dos Animais, Administração, Desenvolvimento Rural e Agricultura, Saúde e Trabalho, Emprego e Renda.
Desenvolvido por meio de um game, as cidades serão avaliadas através de um ranking, em que os consultores irão verificar as políticas públicas voltadas para as micro e pequenas empresas. Além de Queimados, participam Bom Jesus do Itabapoana, Bom Jardim, Maricá, Miguel Pereira, Paraty, Resende, São João da Barra, São João de Meriti, São José do Vale do Rio Preto e Saquarema.
Para o Prefeito Carlos Vilela, o programa será um instrumento significativo para fortalecer o engajamento dos comércios formais da cidade. “São cerca de 16 mil negócios que vem crescendo constantemente na cidade, apesar da crise econômica que estamos enfrentando. Com a implantação desse sistema de organização, vamos incentivar uma nova geração a estar nesse ambiente de negócios, além de potencializar a prefeitura a partir de cada eixo em questão”, afirmou o gestor.
O Coordenador da regional Baixada Fluminense I,José Leôncio, ressaltou a importância da parceria com a Prefeitura. “Este projeto reconhece a importância da micro e pequena empresa para o crescimento econômico dos municípios, e o Sebrae/RJ se propõe a trabalhar junto com os gestores e com os servidores, através de consultoria especializada em gestão pública. O programa atua em diversas frentes, visando simplificar os processos internos das prefeituras e incentivar o desenvolvimento dos pequenos negócios”.

Um comentário:

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.