terça-feira, 5 de junho de 2018

Teste do Pezinho é oferecido gratuitamente em 15 unidades de saúde de Queimados

Exame detecta possíveis problemas na saúde dos bebês e deve ser feito entre o terceiro e quinto dia de vida do recém-nascido

Aline Lopes - Nesta quarta-feira (6), é comemorado o Dia Nacional do Teste do Pezinho. Em Queimados, o exame é oferecido gratuitamente em 15 unidades básicas de saúde espalhadas pelo município. Ao todo, mais de 500 bebês realizam o teste por mês na cidade e o resultado sai em aproximadamente 30 dias. A ação preventiva permite fazer o diagnóstico de diversas doenças congênitas complexas que podem não ter sintomas aparentes nos recém-nascidos.

O procedimento deve ser feito, preferencialmente, entre o 3º e 5º dia de vida do bebê. O teste ajuda no diagnóstico precoce das doenças, como: Fenilcetonúria (PKU), anemia falciforme, deficiência biotinidase, hipotireoidismo, fibrose cística e hiperplasia adrenal e congênita.

Imagens: Thiago Loureiro/ SEMCOM - PMQ
“O exame é realizado através da análise de amostras de sangue coletadas pelo calcanhar do bebê. É um procedimento simples que não traz riscos para a criança, pelo contrário, a maioria das doenças podem ser tratadas com sucesso desde que diagnosticadas antes mesmo de manifestar os primeiros sintomas”, explicou a Secretária Municipal de Saúde, Drª Lívia Guedes.

A mamãe do Derik da Silva, de apenas oito dias de nascido, dona Karla da Silva, de 41 anos, aproveitou o dia para realizar o teste no seu bebê no Centro de Especialidades Médicas de Queimados (CEMEQ). “Fiz o exame em todos os meus outros quatro filhos, pois sei da importância dele para detectar possíveis doenças, caso houver. É sempre bom prevenir”, disse a moradora do bairro Centro.

Para ter acesso ao laudo do exame, as mamães podem buscar o resultado na Vigilância em Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, localizada na Av. Irmãos Guinle, 673, Centro. Ou pela internet, através do site: https://www.saude.rj.gov.br/testedopezinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.