quarta-feira, 6 de junho de 2018

Vistoria de transporte escolar tem início em Queimados

Veículos precisam atender exigências como itens básicos em boas condições para locomover estudantes. Inspeção acontece na Vila Olímpica

Jéssica Moreira - A preocupação com a segurança dos alunos de Queimados está em pauta na Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SEMUTTRAN). Os 72 veículos autorizados pela Prefeitura a realizar o transporte escolar estão sendo vistoriados pelo órgão desde a última terça-feira (5). O procedimento acontece na Vila Olímpica do bairro Pacaembu até a próxima sexta (8).

Os automóveis precisam atender a exigências como itens básicos em boas condições – pneus, estofamento, setas e faróis –, data de fabricação dentro do limite permitido por lei e tacógrafo aferido (aparelho que monitora tempo de uso, distância percorrida e a velocidade desenvolvida pelo veículo).

De acordo com o Secretário da Pasta, Antônio Almeida, garantir a segurança dos pequenos tem sido uma prioridade da gestão. “É necessário avaliar cada veículo minuciosamente, além da documentação e capacitação do condutor. Itens como a validade da carteira de habilitação e do seguro de Acidentes Pessoais de Passageiros (APP) serão exigidos para a liberação do Serviço de Transporte Coletivo de Escolares”, afirmou o gestor.

Uma das condutoras a comparecer à vistoria foi Adriele Rodrigues. Moradora do bairro do Carmo, ela afirmou que é preciso estar em dia com todas as obrigações que a função requer.

Imagens: Igor Lima /SEMCOM - PMQ
“É necessário cumprir por todas as exigências para oferecer um serviço seguro e de qualidade às nossas crianças. A fiscalização faz a parte dela e nós também”, declarou.

O veículo que não for submetido à vistoria poderá ser retirado de circulação, multado e até mesmo levado para o depósito público (Leis Municipais nº 801/06 e 840/07). A SEMUTTRAN funciona na Rua Padre Marques, 314, Centro, das 8h às 17h de dias úteis e atende pelos telefones (21) 2665-6101 / 2779-9813.

O que deve ser apresentado?

 – Requerimento retirado na SEMUTTRAN, devidamente preenchido para abertura de processo administrativo solicitando a referida vistoria;
 – Comprovante de pagamento da taxa de abertura de processo;
 – Cópia das guias quitadas do Imposto Sobre Serviço – ISS dos últimos 2 (dois) exercícios e do atual;
 – Cópia da guia quitada da taxa de vistoria 2018 (requerida na SEMFAPLAN);
 – Original e Cópia do CRLV – Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo 2018;
 – Certificado do curso para transporte de passageiros na modalidade escolar;
 – Certificado de aferição do tacógrafo expedido pelo INMETRO;
 – Apólice do seguro APP (Acidentes Pessoais de Passageiros);
 – Nada consta de débito retirado junto a Secretaria de Fazenda do Município;
 – Foto de frente de cada veículo, na qual seja possível identificar número de ordem e número de placa individual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.