quarta-feira, 13 de junho de 2018

Sobram vagas para hemodiálise em Queimados

Existem 123 vagas abertas para pacientes com doença crônica renal nas clínicas habilitadas pelo SUS na cidade

Foto: Igor Lima
Aline Lopes- Pacientes com doença crônica renal não precisam esperar para fazer hemodiálise e diálise, em Queimados, na Baixada Fluminense. Nas duas clínicas habilitadas pelo Sistema Único de Saúde para este fim na cidade – o Instituto Nefrológico de Queimados (INQUE) e o Centro Nefrológico de Queimados (NEFRO) - existem 123 vagas disponíveis (a capacidade total de atendimento é de 400 pacientes). Em uma unidade particular, cada sessão dos procedimentos custa entre R$400 e R$600.

Foto: Igor Lima
Ao todo, 277 pessoas realizam o tratamento nas unidades. Para o Prefeito Carlos Vilela, é muito gratificante oferecer esse tipo de serviço não só aos moradores de Queimados, como também a pessoas de outros municípios. “Além do tratamento, oferecemos aos nossos moradores o transporte gratuito para realizar o procedimento, possibilitando que os munícipes cuidem da saúde de forma digna, com serviços de qualidade próximos de casa”, declarou.

Foto: Igor Lima
Além de Queimados, as clínicas atendem moradores de Nova Iguaçu, Mesquita, Seropédica, Itaguaí, Japeri e adjacências, basta que os procedimentos sejam regulados pelo sistema estadual, por meio das Secretarias de Saúde de cada município.

A doença renal crônica é caracterizada pela perda lenta e progressiva da função renal. Entre as principais causas estão: diabetes e hipertensão. Os níveis elevados de pressão arterial causam um estreitamento dos vasos dos rins e destroem progressivamente os néfrons (espécie de filtros nos rins) por falta de irrigação.

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Drª. Lívia Guedes, o tratamento é indicado para pacientes com insuficiência renal aguda ou crônica grave. “A hemodiálise é um processo de filtragem e depuração do sangue. Trata-se de uma terapia renal substitutiva”, explicou.

Um sopro de esperança

Foto: Igor Lima
Na fila para receber um transplante de rim, a moradora de Nova Iguaçu, Soraia de Oliveira (43), faz tratamento de hemodiálise há um ano e meio no Instituto Nefrológico de Queimados. “Eu comecei perdendo o paladar, tendo o corpo inchado, com um gosto estranho na boca e sem conseguir fechar as mãos. Hoje, eu me sinto bem melhor, mas o maior problema é que eu não posso mais tomar nenhum líquido”, contou a paciente, que se submete três vezes por semana ao processo de filtragem do sangue.

Foto: Igor Lima
Já o morador do bairro Belmonte, Arlindo do Nascimento (49), disse que os seus primeiros sintomas foram indisposição e dificuldade para urinar. “É muito bom saber que temos um local perto de casa para realizar o tratamento, pois temos que vir várias vezes na semana para fazer a filtragem e após o procedimento, sentimos um pouco de mal-estar”, declarou ele, que também espera por um transplante de rim.

Para receber o tratamento em uma das unidades no município, é preciso comparecer no setor de regulação (Rua Onze, s/nº, Vila Pacaembu), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com identidade, CPF, cartão do SUS, comprovante de residência e encaminhamento médico. O órgão atende também pelo telefone 2665-6544.

Endereço das unidades:

Centro Nefrológico de Queimados (NEFRO)
Rua Manuel Augusto Muguet, 64, Centro
Telefone: 2663-3342



Instituto Nefrológico de Queimados (INQUE)
Rua 3, s/nº – lote 01, Q.S- Vila Pacaembu
Telefone: 3698-8930

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.