quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Atendimento ampliado e mais comodidade ao cidadão são as marcas da saúde de Queimados em 2018

Inauguração de novas unidades de atenção básica, sede administrativa e aumento no número de procedimentos ofertados estão entre as conquistas deste ano

Felipe Carvalho -  A Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), divulgou, nesta semana, um balanço das principais atividades desenvolvidas pelo setor ao longo de 2018. Ampliação da rede de atenção básica, aumento no número de atendimentos médicos, tratamento humanizado e unificação dos serviços administrativos no mesmo local foram os principais destaques.
Os moradores do bairro Belmonte ganharam uma nova unidade de saúde, a Clínica da Família Mauro Ferreira de Castro, que oferece atendimentos de clínica médica, puericultura, pediatria, vacina, entre outros. Outra novidade foi a entrega da nova sede da Unidade Básica de Saúde Júlio Barros, no Paraíso. Com salas mais amplas para atender toda a população, a UBS aumentou a demanda de atendimentos e passou a oferecer a especialidade de gastroenterologia.
A Secretaria Municipal de Saúde ganhou nova sede e unificou no mesmo espaço os serviços administrativos e os oferecidos pelos diversos programas, facilitando a locomoção e a vida dos moradores.  Localizado na Av. Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, 1170, Vila Pacaembu, o prédio comporta o Fundo Municipal de Saúde, o Conselho Municipal de Saúde, Recursos Humanos, Assessoria Jurídica, Vigilância em Saúde, Vigilância Sanitária, Centro de Especialidades Odontológicas, Centro Especializado em Odontologia, Programas de saúde da mulher, do homem, da criança e do adolescente, Saúde Mental, entre outros.
Outros setores como o Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSi) e o Núcleo de Álcool e Outras Drogas (NAD) também mudaram para locais mais amplos. Ações relativas ao Outubro Rosa e ao Novembro Azul movimentaram as unidades da rede.
O aumento no número de atendimentos também foi um diferencial. Só no Centro Especializado no Tratamento de Hipertensão e Diabetes (CETHID) mais de 300 mil procedimentos foram executados. A unidade oferece atendimentos de cardiologista, clínico geral, endocrinologia, angiologia, nefrologia, oftalmologia, neurologia, serviço social, fisioterapia, nutrição, psicólogo, fonoaudiologia, exame de ultrassonografia, ecocardiograma, exame laboratorial, exame de raios-X, sala de medicação e pé diabético e abrange toda a Região Metropolitana I.
Trabalho dobrado na atenção básica
A rede de atenção básica também encerrou o ano com o saldo positivo. Ao todo, as 18 unidades de saúde registraram mais de 500 mil atendimentos. Essa conquista se deu devido ao enorme trabalho de priorização da saúde preventiva, que tem como um dos objetivos evitar doenças ou agravos das que já existem. De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Drª Lívia Guedes, o próximo ano será de novidades na atenção primária. “No próximo ano, iremos entregar duas novas unidades para a população. Será uma Clínica da Família, no bairro Flesmam e uma Unidade Básica de Saúde, no Belmonte com diversas especialidades médicas”, adiantou a gestora.
Os números de atendimento também bateram a meta no Centro de Especialidades Médicas e Clínica da Mulher (CEMEQ), no Fanchem. A unidade inaugurada no fim do ano passado realizou aproximadamente 40 mil procedimentos entre as especialidades de cardiologia, neurologia, ginecologia, dermatologista, endocrinologia, ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, fonoaudiologia, Gastroenterologia, Urologia, Mastologia e outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.