sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Simulação de acidente gera comoção no Centro de Queimados

Exercício de capacitação realizado nesta sexta (21) contou com participação de 50 agentes da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e do Cisbaf

 Fotos: Igor Lima
Leandro Machado - Uma colisão entre um caminhão carregando produtos químicos e um carro de passeio parou o centro de Queimados, na manhã desta sexta (21). Três pessoas ficaram feridas e foram socorridas com sucesso. Felizmente, porém, tudo não passou de encenação. Apesar dos olhares espantados de quem passava pela Rua Manuel Muguet, no Centro, a ação foi apenas um simulado organizado pela Secretaria Municipal de Defesa Civil em parceria com o Corpo de Bombeiros, SAMU e Cisbaf (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense). Cerca de 50 agentes dos órgãos públicos participaram da ação.

O exercício serviu para capacitar os agentes públicos dos órgãos envolvidos e orientar a sociedade civil para este tipo de emergência. Desde o momento do “acidente” até o socorro da última vítima, o local foi isolado e as cenas se desenrolaram como numa gravação de novela. Populares que passavam pelo local paravam e registravam tudo pelo celular. O alívio foi inevitável quando foram avisados de que se tratava de uma simulação.

Além da colisão, a cena contou com a chegada do Corpo de Bombeiros, socorro às vítimas, remoção por ambulância e até contenção do vazamento de produtos químicos com serragem. O trânsito no local foi interditado até as 11h.

O Secretário da Pasta, Davi Brasil, destacou o sucesso da ação: “O simulado serviu para estarmos prontos numa situação real. Precisamos estar atentos a cada detalhe no local do ocorrido. Uma falha pode ser fatal e uma ação conjunta entre Defesa Civil, Bombeiros, Samu e demais órgãos competentes é fundamental para salvarmos vidas e evitarmos tragédias”, afirmou o gestor.

Atenta a cada detalhe, a dona de casa Dagmar Dias (56) passou pelo local no momento da ação e ficou impressionada com o realismo. “Não só eu, mas todo mundo que não sabia ficou muito apreensivo com a cena, foi muito real. Parabéns a todos pelo empenho”, disse a moradora do Centro.

Um comentário:

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.