segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Conselho Tutelar de Queimados ganha viatura para o combate à violência contra crianças e adolescentes

Só nos primeiros seis meses de 2018, o órgão realizou quase três mil atendimentos. Veículo facilitará assistência aos menores

Aline Lopes - Para fortalecer o trabalho ainda mais no combate à violência contra crianças e adolescentes, o Conselho Tutelar de Queimados, ligado à secretaria municipal de Assistência Social, ganhou mais uma viatura 0km, custeada pelo Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente. O ato de entrega foi na última sexta (14), no abrigo municipal de crianças.
Agora, com o novo veículo, o serviço de assistência às crianças e adolescentes será ampliado. Custeado pelo Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente, o veículo servirá para o transporte dos conselheiros com o objetivo de fiscalizar as denúncias e demandas gerais recebidas pelo órgão.
O Conselho Tutelar tem a função de averiguar possíveis casos de negligência, violência (sexual, física e/ou psicológica), exploração, crueldade, Evasão escolar, opressão e discriminação a menores de idade. Além disso, os conselheiros também são responsáveis por requisitar certidões de nascimento e óbito, serviços públicos na área de saúde, educação, assistência, previdência, trabalho e segurança na proteção do direito da criança e do adolescente.
Para o Secretário Municipal de Assistência Social, Elton Teixeira, o Conselho Tutelar tem função primordial na garantia dos direitos das crianças. “Com uma equipe de conselheiros e técnicos comprometidos, conseguimos alcançar cada vez mais essas pessoas em vulnerabilidade e risco social. Por isso, é tão fundamental mantermos o Conselho ativo e atuante na cidade”, explicou o gestor.
De acordo com a Presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescente, Dora Lima, haverá novidades para os queimadenses em 2019. “Inauguraremos uma nova sede do Conselho Tutelar para mais conforto e comodidade dos assistidos. Além disso, teremos uma nova eleição de conselheiros, que a população pode participar. A eleição nacional acontecerá em outubro.”, afirmou.
De acordo com o Presidente do Conselho Tutelar, Thiago Vieira, só nos seis primeiros meses deste ano, o órgão já realizou 2.885 atendimentos no município. Ele ressaltou a facilitação do trabalho com a chegada da nova viatura: O serviço de assistência às crianças e adolescentes será facilitado, o veículo servirá para o transporte dos conselheiros com o objetivo de fiscalizar as denúncias e demandas gerais recebidas pelo órgão”, ressaltou.
Como denunciar
A identidade de quem faz a denúncia pode permanecer anônima, no entanto, é preciso fornecer algumas informações para que o Conselho Tutelar consiga realizar seu trabalho de forma rápida. Quando for denunciar casos para o órgão, é necessário ter em mãos dados como nome da vítima (se possível completo), onde ela vive, quem são os pais ou responsáveis pela criança ou adolescente em questão, bem como o tipo de ameaça que a vítima sofreu ou ainda enfrenta.
Quanto mais detalhadas e precisas forem as informações, melhor. Assim, o Conselho Tutelar consegue agir com mais rapidez, solucionando o problema e evitando danos em larga escala para a vítima.
Além disso, é possível contatar os conselheiros através do Disque 100. Trata-se de um número telefônico do Governo Federal que permite denúncias de forma anônima, sempre das 8h às 22h, todos os dias da semana, inclusive em feriados.
Outros telefones para entrar em contato são o da sede (21) 2665-1221, e os telefones dos conselheiros, que estão disponíveis 24h: (21) 99602-5579; 99779-5032; 99509-7218; 96731-2256 e 97131-3206. Após às 17h e aos fins de semana, para ter acesso aos conselheiros de plantão, o denunciante pode procurar o Hospital Infantil e UPA 24 horas, o batalhão de Polícia Militar, Delegacia e Defesa Civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.