terça-feira, 11 de dezembro de 2018

PROERD forma mais 500 alunos em Queimados

Programa educacional conscientiza alunos sobre os perigos das drogas e da violência

Jéssica Moreira - A manhã desta terça-feira (11) marcou o encerramento de uma importante etapa na vida educacional e cívica de 500 alunos da rede municipal de Queimados. Observados por um grande público presente nas arquibancadas do Ginásio Metodista, no bairro Pacaembu, estudantes orgulhosos receberam seus certificados de conclusão do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). O projeto, que formou quase 7 mil crianças queimadenses nos últimos três anos, é realizado por meio da parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e a Polícia Militar do Rio de Janeiro.

Além da presença dos Secretários Municipais de Educação, Lenine Lemos, de Segurança e Ordem Pública, Elias José e de Administração, André Bahia, prestigiaram o evento os agentes da PM subtenente Santos e Major Margareth, além de vereadores e demais secretários municipais.

O programa é realizado em Queimados desde 2002 e tem o objetivo de prevenir o uso de drogas e a violência entre crianças por meio da conscientização. Desde o último mês de agosto, os estudantes receberam uma cartilha formulada pela SEMED em parceria com a Polícia Militar, além de orientações semanais de policiais acerca do tema. Participaram desta etapa alunos das Escolas Municipais: Allan Kardec, Tiradentes, Metodista, Eloi Dias Teixeira, Prof. Scintilla Exel e Professor Ubirajara Ferreira.  

“É um projeto que não para. Assim que iniciarmos o ano letivo 2019, em 4 de fevereiro, teremos uma nova turma do Proerd com mais 700 alunos. Essa iniciativa mostra, desde cedo, como é importante dizer não às drogas. Destaco também a presença dos responsáveis aqui, pois a família é o grande multiplicador desses valores e informações acerca de um tema tão essencial para a sociedade. Quando há uma educação de qualidade, a tendência é que a violência diminua”, frisou o secretário de Educação, professor Lenine Lemos.

O programa

O Proerd foi criado nos Estados Unidos em 1983 e, desde então, já foi desenvolvido em mais de 50 países.  O projeto é direcionado a todos os alunos matriculados no primeiro segmento do Ensino Fundamental da rede pública e tem duração de quatro meses.

Representando o Prefeito Carlos Vilela, o Secretário de Segurança e Ordem Pública, Elias José, parabenizou os pais e responsáveis dos formandos pela presença no evento. “Sabemos que plantamos a semente. Cabe a nós, poder público, e, principalmente, à família dar continuidade a esta conscientização dentro de casa. Agradecemos aos pais aqui presentes por darem importância a esta iniciativa, pois o futuro da sociedade depende de nossas crianças”, ressaltou Elias José.

Imagens: Thiago Loureiro/ SEMCOM - PMQ
Satisfeito por ter sido autor de uma das melhores redações sobre o tema, o pequeno Ruan Gonçalves (11) era só alegria por ter aprendido mais sobre como é possível se prevenir do mal causado pelas drogas. “Os orientadores eram muito legais, explicavam bem o assunto. Foi muito legal participar do programa, das aulas, de tudo. Estou muito feliz por ter sido escolhido como um dos melhores alunos.”, declarou o aluno do 5º ano da E. M. Allan Kardec.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.