segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Rolê das graduações tira dúvidas dos universitários de Queimados

Estudantes receberam dicas sobre a vida acadêmica, os desafios específicos de cada profissão e também participaram de palestra sobre saúde mental

Marina Mendes - Carreira, futuro profissional e vida acadêmica. Esses foram alguns dos temas discutidos no último domingo (2) em Queimados, na Baixada Fluminense, no Rolê das Graduações. O evento foi organizado pela Prefeitura, por meio da Coordenadoria da Juventude, e aconteceu no Teatro Municipal Metodista, reunindo jovens para tirar dúvidas acerca da vida universitária e os desafios específicos de cada profissão. Cerca de 40 jovens participaram.  

Entre os palestrantes, estiveram profissionais e estudantes das áreas de Direito, Economia, Meteorologia, Serviço Social, Medicina e Geologia, que  contaram um pouco sobre o cotidiano e as principais atividades desempenhadas por cada área. Com o Sistema Único de Seleção, o SISU, previsto para a abrir inscrição para vagas das universidades públicas, os convidados também esclareceram questionamentos sobre qual universidade escolher e como utilizar o portal. 


O encontro contou também com as palavras da psicóloga Gizeli Hermano, que falou sobre pressão, autoconfiança e peso das escolhas nessa fase do pré-vestibular, além de esclarecer que a definição de qual carreira seguir é um plano pessoal e particular.  

Presente no evento e também professor de um projeto de pré-vestibular comunitário, o Coordenador da Juventude, Felipp Castelano, falou da felicidade em perceber que o jovem queimadense tem buscado o ensino superior. “Sabemos como é fundamental que essas questões estejam circulando pela mente da juventude, pois isso reforça o quanto podemos vencer pela educação e pelo trabalho”, declarou Castelano.

Quem esteve presente na palestra foi a estudante Nathacia Braz, de 19 anos. Em dúvida de qual universidade escolher para cursar Engenharia Ambiental, a jovem soube do evento através da indicação de uma amiga. 

“O ENEM já passou, mas o alívio eu só vou sentir quando eu souber onde eu passarei os próximos quatro anos. Quando ouvimos outras pessoas que conseguiram ingressar na universidade pública, cria uma motivação.  Por isso, sei que eventos como esse são fundamentais”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.