sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Amor que salva: ações de prevenção ao câncer de próstata marcaram Novembro Azul em Queimados

Secretaria Municipal de Saúde promoveu 47 palestras, 160 consultas com urologista e 320 exames de diagnóstico da doença

Paulo e Luzia Castilho estão casados há 48 anos
Jéssica Moreira - Esbanjando saúde em seus 70 anos de idade, o aposentado Paulo Castilho é a prova viva de que prevenir o câncer de próstata não é apenas possível, como necessário. Por meio de uma consulta que sua esposa, Luzia Castilho (70) quase o obrigou a ir, o morador do bairro Paraíso, em Queimados, descobriu um problema que poderia interromper sua vida. Nesta sexta-feira (30), o idoso foi um dos 30 espectadores de mais uma palestra de conscientização promovida pela Prefeitura no mês do Novembro Azul, desta vez na Unidade Básica de Saúde Júlio Barros.

“Eu comecei a sentir dificuldade para urinar, mas não dei muita importância. Até que um dia ela me ‘arrastou’ para o hospital, fiz alguns exames e descobri uma alteração na próstata. As opções eram tratar ou retirar, o que eu acabei escolhendo. Ações como esta de hoje, de falar sobre o assunto com os homens é muito necessário para salvar vidas”, declarou Paulo, que participou do bate-papo promovido pela enfermeira Joyce Cruz enquanto aguardava uma consulta de rotina na unidade.

Durante todo o mês foram realizadas 47 palestras de conscientização sobre câncer de próstata, hipertensão e diabetes, violência doméstica, alimentação saudável e prevenção de quedas na terceira idade, além da coleta de 320 exames de PSA (antígeno prostático específico, utilizado no diagnóstico do câncer de próstata) e 160 consultas médicas com urologista.

Imagens: Igor Lima/ SEMCOM - PMQ
De acordo com a Secretária da Pasta, Drª Lívia Guedes, prevenção é o único caminho para evitar o segundo câncer que mais atinge a população masculina. “Não tem jeito, é preciso alertar, falar sobre o assunto até que os paradigmas sejam mudados e os homens passem a se cuidar mais”, declarou a gestora.

Os moradores que desejam se consultar com urologista devem procurar o Centro de Especialidades Médicas e Clínica da Mulher. A unidade fica na Avenida Camilo Cristófano, nº 100, Fanchem e atende pelo telefone 2665-3599.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.