quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Fumacês entram em ação no combate à Dengue em Queimados

Carros começaram a percorrer bairros que apresentaram índices de infestação acima da média considerada no último levantamento rápido realizado pela Prefeitura

Marina Mendes - Um reforço de peso no combate ao mosquito Aedes Aegypti. A Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Sanitária, solicitou ao governo do Estado a presença de carros fumacê no município para intensificar o combate à Dengue, Zika e Chikungunya na região. A ação começou nesta semana e faz parte do plano estratégico e emergencial formulado pelo município, em que foram identificados altos índices de infestação nos bairros São Roque e Ponte Preta.

A ação vai durar ao longo de todo o mês de dezembro e está diretamente ligada ao novo Levantamento Rápido de índices de Aedes Aegypti, o LIRAa, que se trata de uma mostra estatística em que é determinada a quantidade de focos do mosquito em cada região da cidade. A porcentagem funciona da seguinte maneira: até 1%, a cidade está em situação satisfatória; entre 1% e 3,9% significa situação de risco; já superior a 4%, significa que o local está próximo de viver uma epidemia. No caso dos bairros, o São Roque apresentou o índice de 4,91 enquanto o Ponte Preta teve obteve 4,24 de média.

No diagnóstico geral, o município obteve 1,94% na avaliação, e por isso, a necessidade da intensificação das atividades de combate, inclusive nos bairros São Cristóvão e Vila Pacaembu, que mesmo atingindo 0,63 e 0,5 no índice, respectivamente, receberão o fumacê, pois são próximos às áreas afetadas. O plano também inclui o aumento de número de agentes realizando visitas domiciliares pelas localidades, visitas em escolas e rodas de conversa com a população.  
A Secretária Municipal de Saúde, Drª Lívia Guedes, alerta sobre os sinais das doenças. “A Dengue tem como principais sintomas a febre, dores intensas atrás dos olhos e na cabeça, dores fortes nos músculos, entre outros. Já a Zika, provoca também coceiras pelo corpo e manchas vermelhas na pele. Outra doença causada pelo mosquito é a Chikungunya, com os sintomas bastante parecidos com os anteriores e inchaço nas articulações”, explicou a gestora.
Imagens: Marina Mendes/ SEMCOM - PMQ
O Coordenador do Setor Técnico de Monitoramento de Controle de Vetores, Roberto Xavier, afirmou que os problemas nos bairros são pontuais e que serão resolvidos com a colaboração dos moradores. “Além dos focos dentro das casas dos moradores, temos encontrado muitos macrofocos, como foi o caso do bairro São Roque, local com maior índice de infestação”, concluiu.
Em casos de dúvidas sobre o combate a vetores, os moradores podem entrar em contato pelo Disque-Dengue (21) 2665-4303 ou ir à Vigilância Sanitária do Município de Queimados, que fica na Travessa Marquês, 131, no Centro de Queimados, com funcionamento das 8h às 17h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.