quarta-feira, 7 de novembro de 2018

CREAS promove palestras de combate ao bullying nas escolas municipais de Queimados

Atividades incluem também exibição de vídeos explicativos e rodas de conversa e têm o objetivo de acabar com este tipo de violência nas unidades de ensino

Foto: Thiago Loureiro
Aline Lopes- A sala de aula é um ambiente importante para a formação de qualquer cidadão. Nela, além de aprender as matérias tradicionais como Português e Matemática, também é importante trabalhar as relações de valores. É com base nesta premissa que a Prefeitura de Queimados, por meio do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), deu início nesta semana ao projeto antibullying. A iniciativa consiste numa série de atividades realizadas nas escolas da rede pública municipal de ensino, que incluem palestras educativas, exibição de vídeos, rodas de conversa, entre outras e têm por objetivo acabar com este tipo de violência no âmbito escolar.
Foto: Thiago Loureiro
Na última terça-feira (6), foi a vez dos alunos do 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Anna Maria dos Santos Perobelli receberem a ação. O projeto já percorreu outras unidades como: Escola Municipal Professora Diva Teixeira Martins e Escola Municipal Professor Washington Manoel de Souza. Entre as abordagens, os palestrantes Leonardo Oliveira e Luna Santo, falam sobre a violência em geral e como ela pode ser prejudicial a um outro indivíduo, os tipos de bullying que existem, exemplos do cotidiano, entre outros conteúdos.
De acordo com o psicólogo Leonardo, há formas de se prevenir e combater o bullying dentro da escola.. “Entre os métodos a serem praticados dentro da unidade estão: criar canais em que o aluno possa se expressar, seja por desenho ou peças teatrais e realizar debates e palestras educativas entre eles”, explicou.
Foto: Thiago Loureiro
Atento a cada detalhe da palestra, o pequeno João da Silva, de  11 anos, estudante da Escola Municipal Professora Anna Maria dos Santos Perobelli, afirma que é contra qualquer tipo de bullying e acredita que violência só gera mais violência. “Não podemos maltratar os nossos amigos. Temos que ser boas pessoas e ajudá-los sempre que precisarem. Pra mim, essa é a melhor forma de combater o bullying”, concluiu o aluno do 5º ano.

O município de Queimados conta com um Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), no bairro Nova Cidade. A unidade faz parte da rede de Sistema Único da Assistência Social (SUAS) e tem como objetivo atender pessoas vítimas de violência ou que tem seus direitos violados.  Ao todo, cerca de 80 atendimentos são realizados ao mês. O espaço fica localizado na Av. Tiradentes, s/nº, Nova Cidade. Outras informações pelo telefone: (21) 2663-2251.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.