quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Mês da consciência negra: programação segue movimentada em Queimados

Seminário sobre as Relações Étnico-Raciais, dança, atividades educativas e até feijoada compõem grade de atividades. Nesta quinta haverá sessão solene na Câmara

Jéssica Moreira e Marina Mendes - O mês de novembro está chegando ao fim, mas a programação em prol da consciência negra segue movimentando Queimados, na Baixada Fluminense. Com uma semana repleta de eventos pedagógicos e culturais sobre o tema, o município promoveu nesta quarta-feira (28) o II Seminário da Educação das Relações Étnico-Raciais. O encontro, realizado pela Prefeitura em parceria com o SESC (Serviço Social do Comércio), aconteceu durante todo o dia no Teatro Metodista e contou com a presença da youtuber Monique Evelle.

Presente no evento, o Secretário da Pasta, Lenine Lemos, ressaltou a importância de desenvolver esse tipo de diálogo, que vai além do espaço escolar. “Estamos indo na contramão da intolerância que vemos todos os dias na sociedade. Todas as escolas da rede municipal têm representantes aqui hoje para bebermos juntos dessa fonte de reflexão: é preciso trabalhar o tema da consciência negra de forma interdisciplinar em sala de aula para que o tema chegue à família de cada estudante”, declarou o gestor.

Após a abertura, Lilian do Carmo (mestre em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares pela UFRRJ) palestrou sobre os desafios da implementação do antirracismo nas salas de aula. “Temos toda uma cultura colonialista que prega a supremacia branca em todo o currículo escolar. Desde as religiões e lendas africanas que são tratadas como ruins, como a falta de compreensão sobre os conceitos de racismo, preconceito e discriminação”, explicou a docente.

Imagens acima: Thiago Loureiro/ SEMCOM - PMQ
Já a jornalista e youtuber Monique Evelle promoveu um bate-papo com os educadores da plateia, debatendo temas polêmicos como cotas raciais, sexualização dos negros e padrões estéticos impostos pela mídia. “É importante que a gente fale abertamente sobre conceitos tão enraizados no nosso país. Agradeço a oportunidade e o convite, é gratificante estar num evento de professores que querem contribuir para um mundo mais igualitário”, afirmou a jovem, escolhida pela revista Forbes em 2017 como um dos “30 under 30” (empreendedores e criadores abaixo dos 30 anos que estão transformando o mundo).

A programação contou ainda com exposição de artesanato afro, apresentações musicais de alunos da rede municipal e relatos de Experiência com o tema “Protagonismo Negro – superação e sucesso” e uma mesa formada por cinco profissionais de sucesso em suas respectivas áreas: Igor Gonçalves (Professor/Escritor), Mariana Faria (Cirurgiã Dentista), Marcos André (Professor), Rita de Cássia Gomes (Advogada) e Dr. Roberto Azevedo (Professor).

Atividades culturais e educativas

Taylon Souza e Matias Rodney, alunos do EJA na E. M. Leopoldo
Machado/ Imagem: Igor Lima/ SEMCOM - PMQ
Já na tarde da última terça-feira (27) quem conversou e debateu a temática foram as crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do CRAS Santiago. Por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, a iniciativa também fazia parte da programação do mês da Consciência Negra e incluiu vídeos curtos e educativos para ilustrar e abordar a negritude, preconceitos e discriminações que a população negra sofre. Além disso, os alunos da Educação para Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Leopoldo Machado também organizaram a culminância do “EJA Negro”, projeto pedagógico voltado ao assunto. 

Imagem: Igor Lima/ SEMCOM - PMQ
Com apresentações de dança, rap, hip hop e até feijoada para os participantes, a iniciativa mobilizou os 406 alunos do turno noturno da instituição. “É claro que o racismo se modifica com o passar do tempo. Hoje em dia discutimos e percebemos muitas atitudes racistas mas podemos perceber que faz parte da estrutura em que vivemos. Na nossa sociedade ninguém se diz racista, mas todo mundo já viu um ato de racismo. Por isso essas atividades são tão importantes, porque ficam e agem, principalmente, no imaginário  dos mais jovens. Tudo isso influencia e faz o indivíduo valorizar sua etnia, além de provocar um pouco mais de inclusão dos negros na agenda social”, afirmou Jorge Dahl, que é Coordenador de Políticas Públicas de Igualdade Racial.

Confira o restante da programação:

29/11 - Moção de Aplausos com homenagens às pessoas que se destacaram na luta contra a discriminação racial, às 19h.  Local: Câmara de Vereadores (Rua Heloísa, 193 – Centro de Queimados).

30/11 - Mostra cinematográfica com o filme: ”Nossos Mortos Têm Voz”, às 18h. Local: Centro Esportivo Golfinhos da Baixada (Rua Antônio Sobreira Sobrinho, 3 - Vila Nascente).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.