segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Queimados celebra o mês da consciência negra com atividades variadas

Programação começa nesta quarta-feira e inclui rodas de capoeira, exibição de documentário, feiras e palestras

Marina Mendes - Resgate histórico, cultura africana e combate ao racismo na sociedade brasileira. Esses serão uns dos pilares da programação do “Novembro da Consciência Negra”, que será realizado em Queimados, na Baixada Fluminense, em alusão ao dia de Zumbi dos Palmares. Com direito a rodas de capoeira, exibição de documentário, feiras e palestras, a abertura das atividades acontecerá na próxima quarta-feira (14), na sede da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Promoção de cidadania, e irá até o próximo dia 30.
A programação tem por finalidade discutir e levantar os debates acerca das questões étnico-raciais e sociais que envolvem as lutas e a defesa dos direitos do povo negro. Nesse sentido, serão ofertadas em diversos locais da cidade apresentações e oficinas de dança afro, pagode, hip hop e jazz, além da exibição e debate sobre o documentário “Nossos Mortos tem Voz”, que relata a chacina da Baixada Fluminense.
Para o Secretário Municipal de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania, Carlos Roberto de Moraes, mais conhecido como Careca, a identidade da pessoa negra deve ser sempre preservada. “Existe um imaginário preconceituoso que condena a negritude e todos os seus elementos, e é isso que essas ações visam acabar. Não podemos deixar essa identidade se perder por conta de um padrão imposto pela sociedade”, argumentou.
Já para o coordenador de Políticas Públicas em Defesa da Igualdade Racial de Queimados, Jorge Dahl, a importância dos eventos de conscientização é cada vez maior, dentro do cenário de intolerância estrutural do país. “Nossa luta sempre será a favor da igualdade e da diversidade cultural. Temos como tradição abrir as discussões nessa época do ano, para tornar o debate mais naturalizado dentro dos espaços”, concluiu.
PROGRAMAÇÃO:

Dia 14/11: Abertura da Semana da Consciência Negra às 15h. Local: Secretaria de Direitos Humanos e  Promoção da  Cidadania.  Rua Otília 1495 - Centro.
Dia 18/11: Capoeiragem entre Camaradas 2018, com a presença de vários Mestres, às 10h. Palestra, Aulão, Maculelê, Samba de Roda. Local: ADCBC. Rua O nº 2599 -  Vila Camarim.
Dia 20/11: Missa Afro às 10h. Exibição do Filme “ Nossos Mortos tem Voz” e Roda de Capoeira. Local: Igreja de São Francisco de Assis. Rua Tangará 431 - Jardim Alzira.
Dia 20/11: Feira África Brasil às 11h, apresentações de: Dança Afro, Pagode, Dança de Roda, Maculelê. Local: Rua Capitão Custódio Caravana nº 27 -  Centro.
Dia 21/11: Mesa Redonda  sobre a Semana da Consciência Negra com os temas: A Inclusão a partir do Esporte e o Universo LGBT sobre o olhar Negro.  Local Centro de Cidadania LGBT na Secretaria Direitos Humanos e Promoção da Cidadania na Rua Otília 1495 - Centro.
Dia 23/11:  Oficinas e apresentações: Pagode de roda,  HIP HOP, Jazz e exposições de penteados afro, às 17h. Local: Cidade das Crianças - Centro.
Dia 24/11: Culto alusivo à Semana da Consciência Negra. Ás 19h.  Local: Igreja Presbiteriana  Unida. Avenida  Irmãos Guinle nº 1653 - Centro
Dia 25/11: Terreirão Senzala Kunta Kinte, com Percussionista Rodrigo Senra e convidados.  Capoeira do Mestre Sampaio, Pagode e Dança Afro  com o Grupo Origens às 17h. Local: Cidade Das Crianças
Dia 26/11: Debate sobre a Consciência Negra. Coma a participação do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e a Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial, Às 10h. Local: Rádio Novo Rumos
Dia 27/11: Serviço de convivência e fortalecimento de vinculo, sobre o olhar do racismo, às 14h. Local CRAS SANTIAGO, na Estrada do Riachão s/n - Jardim do Trevo
Dia 27/11: EJA Preta. Culminância do EJA no colégio Leopoldo Machado. Às 18h. Local: Rua  Ver. Marinho Hemetérito Oliveira 696 - Centro.
Dia 28/11: 2º Seminário das  Relações Étnicos Raciais. Das 09:0h às 18h. Local Teatro Metodista.  Avenida  Vereador Marinho Hemetérito de Oliveira s/n - Centro.
Dia 29/11: Moção de Aplausos, com homenagens às pessoas que se destacaram na luta contra a discriminação racial, às 19h.  Local: Câmara de Vereadores. Rua Heloisa 193 - Centro.
Dia 30/11: Mostra cinematográfica com o filme: ”Nossos  Mortos Tem Voz”. As 18h. Local: Centro Esportivo Golfinhos da Baixada.  Rua Antônio Sobreira Sobrinho nº 03 - Vila Nascente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.