segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Clínica da Família promove palestra educativa sobre o Novembro Azul

Pacientes da unidade tiraram dúvidas sobre a saúde do homem em geral, câncer de próstata e higiene íntima masculina

Aline Lopes- Em alusão ao Novembro Azul, mês de conscientização e prevenção do câncer de próstata, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem realizado uma série de atividades na rede de atenção primária à saúde para enfatizar a importância de ir ao médico periodicamente. Nesta segunda-feira (26), foi a vez da Clínica da Família Pastor Júlio Alves Sena, no bairro Fanchem, promover palestras educativas para incentivar os seus pacientes a cuidarem da saúde. A unidade atende a cerca de 250 homens ao mês.

Durante a palestra ministrada pelos alunos do 9º período de enfermagem da UNIABEU, os pacientes da unidade puderam tirar suas dúvidas sobre a saúde do homem em geral, câncer de próstata e higiene íntima masculina. Além disso, foram feitos 30 pedidos de exames de PSA (antígeno prostático específico).

A Secretária Municipal de Saúde, Drª Lívia Guedes, alerta sobre a importância de ir ao médico com frequência. “O homem precisa ter o hábito de ir ao médico para fazer os exames, essa preocupação não tem que ser só no mês de novembro. O diagnóstico precoce da doença aumenta as chances de cura”, explicou a gestora.

Sem nenhum caso de câncer de próstata na família, o aposentado Jésus Morim (68), foi até à Clínica de saúde para realizar uma consulta e aproveitou para participar da palestra e pegar seu encaminhamento para o PSA. “Eu já fiz todos esses exames há alguns anos atrás. Graças a Deus, nunca tive problema de saúde, mas é sempre bom vigiar”, concluiu o morador do bairro Carlos Sampaio.


Encerramento será amanhã

A programação especial para o Novembro Azul chega ao fim nesta terça-feira (27), mas as ações de prevenção contra o câncer de próstata e demais doenças continuam nas unidades de saúde. O evento de encerramento que será realizado no Centro de Especialidades Médicas e Clínica da Mulher (CEMEQ), às 15h30, contará com um delicioso café da manhã, atividades de cuidado e valorização da autoestima dos homens, corte de cabelo masculino, palestras e atendimento médico.


Para marcar uma consulta com urologista basta ir até o CEMEQ, na Avenida Camilo Cristófano, nº100, Fanchem, com identidade, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS. A unidade atende pelo telefone (21) 2665-3599.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.