sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Queimados sedia conferência regional de saúde do trabalhador e Câmara Municipal faz sessão solene alusiva ao Novembro Azul

    Evento no Teatro Metodista reuniu representantes de quatro cidades da Baixada. Já na Casa Legislativa, prevenção ao câncer de próstata ganhou destaque
Kathellen Islyne - Com o tema: “O resgate histórico da Política de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora”, o município de Queimados sediou, nesta semana, a III Conferência Regional sobre a Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. O evento aconteceu na quinta e sexta-feira, no Teatro Metodista e reuniu participantes de quatro municípios da Baixada Fluminense, entre representantes do governo e sociedade civil.

O Prefeito Carlos Vilela participou da mesa de abertura do evento, ao lado do vice-prefeito Machado Laz e da Secretária Municipal de Saúde, Drª Lívia Guedes. O evento teve como objetivo debater a construção de políticas públicas de saúde do trabalhador e trabalhadora e determinar ações a serem realizadas pelos municípios participantes no âmbito regional.  “As conferências são importantes para consolidar um serviço de qualidade e trocar ideias e experiências para melhorar a saúde do trabalhador”, destacou.
Já para a Secretária Municipal de Saúde, Drª Lívia Guedes, a conferência é um espaço para debater e apontar ideias para melhorias no atendimento de saúde. “É nossa responsabilidade debater políticas que nos ajudem a avançar com os serviços prestados. Na conferência, podemos discutir propostas e definir metas a serem cumpridas para alcançar uma saúde melhor”, acredita.

O final do evento foi marcado pela indicação de representantes das quatro cidades pertencentes do eixo regional, Queimados, Magé, Duque de Caxias e São João de Meriti, para comporem o Conselho Gestor de Saúde. “Cada cidade indicou quatro representantes para compor o conselho gestor e encontrar medidas para continuar melhorando a saúde do trabalhador e da trabalhadora”, adiantou a Coordenadora Regional de Saúde, Debora Lopes.

Novembro Azul na Câmara de Vereadores
Da conferência para a Câmara Municipal. Assim foi a jornada do prefeito Carlos Vilela, na última quinta-feira (22). Após discursar no evento direcionado aos trabalhadores no Teatro Metodista, o gestor compareceu à Câmara de Vereadores para ressaltar os cuidados necessários com a saúde do homem, em especial o trabalho de prevenção contra o câncer de próstata. A sessão solene alusiva ao Novembro Azul contou com a participação de profissionais de saúde, que palestraram e conscientizaram os presentes sobre as formas de prevenção e sintomas da doença.
O prefeito, Carlos Vilela, aproveitou a oportunidade para falar sobre a importância da iniciativa. “A ação dos vereadores mostra a preocupação do município com a saúde do homem. Temos que continuar informando e buscando meios de prevenir e realizar o diagnóstico precoce”, alertou.
O município de Queimados conta com um setor específico que trata da saúde dos homens, localizado no Centro de Especialidades Médicas (CEMEQ), no Fanchem. O Novembro Azul irá contar ainda com ações nas Clínicas da Família do Município e com um evento final, dia 27, no CEMEQ, com palestras e atividades para conscientização e diagnóstico precoce contra o câncer de próstata.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.