sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Prefeitura de Queimados entrega 75 Carteiras Municipais do Artesão

Documento viabiliza participação dos profissionais em feiras, oficinas e cursos, além de conceder descontos em compras feitas no comércio local
Marina Mendes - Para reconhecer e valorizar os produtos confeccionados no município, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, realizou nesta quinta-feira (09) uma cerimônia para a entrega da Carteira Municipal do Artesão a 75 profissionais. O documento, além de viabilizar a participação dos artesãos em feiras, oficinas e cursos, ainda concede descontos em compras de produtos no comércio local. 

Presente como atividade econômica em 78,6% dos municípios brasileiros de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o artesanato surge dos feitios com a linha, barro, cerâmica, palha, tecido, madeira ou até mesmo papel. Materiais que parecem pouco nobres são transformados manualmente em objetos cheio de estilo e personalidade.
Presente no evento, o prefeito Carlos Vilela falou sobre a importância e o valor do microempreendedor para a cidade. “Para sustentar uma economia mais forte e que se renova diariamente, nós precisamos que os empreendimentos autônomos também estejam crescendo. Por isso, percebemos que um documento pode, além de tudo, promover um incentivo maior para atrair novas pessoas a esse mercado”, afirmou Vilela.
Já o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Marcelo Lessa, a carteira é uma forma de assegurar ao profissional uma identificação oficial, além de incentivar a prática como um caminho para a autonomia financeira. “Percebemos que com esse documento nas mãos o artesão vai poder ter acesso a benefícios sem sair do seu município. Com isso, novas grandes feiras e eventos irão surgir, com certificados oficiais que valorizam a profissão”, declarou o gestor.
Parceria aprovada
A artesã Janaína Taveira, de 48 anos, é um dos nomes cadastrados que possuem o novo documento.  A moradora do bairro Grande Rio afirmou que a ideia de oficializar os profissionais foi maravilhosa. “Como nós temos uma alta demanda de produção, sempre precisávamos de descontos ou ofertas melhores para trabalhar. Como não tínhamos algo que nos garantia isso dentro da cidade, acabávamos indo para outro município. Essa parceria foi fundamental”, contou Janaína.

Para os interessados em emitir a Carteira Municipal do Artesão, basta ir até a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo com identidade, comprovante de residência, uma foto 3x4 e um exemplar do artesanato que produz. O órgão fica na Rua Macaé, nº 430, no bairro São Roque e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O telefone para contato é (21) 2665-1541.

Um comentário:

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.