quinta-feira, 29 de novembro de 2018

O que cursar na faculdade? Rolê das graduações vai tirar dúvidas dos futuros universitários

Evento contará com apresentação de palestras nas mais variadas áreas do conhecimento, explicações sobre o Sisu e também saúde mental

Marina Mendes - O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) já passou, mas com isso uma nova etapa surge na vida dos vestibulandos: escolher qual curso de graduação ingressar. Pensando nisso, a Prefeitura de Queimados, por meio da Coordenadoria da Juventude, irá realizar no próximo domingo (2) o "Rolê das graduações", um encontro para tirar todas as dúvidas dos futuros universitários sobre a vida acadêmica. A palestra acontecerá no Teatro Metodista, a partir das 9h, e irá abordar assuntos como formação e possibilidades de áreas para seguir carreira e ter o tão esperado sucesso profissional.
Serão sete convidados para apresentarem um pouco mais sobre suas profissões, entre pessoas atuantes no mercado e universitários. Seja da área de ciências exatas, biomédica ou ciências humanas, os palestrantes contarão um pouco de suas experiências com seus respectivos cursos, além de exporem quais são as possibilidades e oportunidades que surgem dentro e fora de cada graduação.

Além disso, será explicado como funciona o Sistema de Seleção Unificada, o Sisu, o portal gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual as instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do  ENEM. A psicóloga Gizeli Hermano, também conversará com os presentes, para falar sobre carga de estudos e saúde mental na Universidade.
Quem está na dúvida do que cursar são os jovens Sidney Pereira (17), Amanda Galvão (17) e Camila Maciel (21). Participantes do pré-enem comunitário do projeto Profº. Fábio Castelano desde o início do ano e estudantes da rede estadual, os três irão recorrer ao Rolê das Graduações para tirar dúvidas e quem sabe sair de lá com uma nova resposta sobre o futuro profissional.
Sidney, que é morador do bairro São Roque, conta que pretende seguir a área de novas tecnologias. "Estou na dúvida entre Engenharia e Ciência da Computação, mas ainda assim estou muito animado. Sempre quis fazer faculdade, porque além de ser um direito meu, eu vou ser o primeiro da família a me formar no Ensino Superior", contou o jovem.
Já Amanda, moradora do bairro Quebra Coco, ficou em dúvida entre áreas distintas. "Pensei em Direito, mas também gosto muito da área de saúde e de medicina veterinária. Por isso, estou precisando ouvir alguns conselhos", disse a jovem. Já Camila afirma que atualmente seu sonho é a Geologia. "Tenho o sonho de trabalhar numa grande multinacional do petróleo e sei que agora preciso escolher a melhor universidade para garantir uma ótima formação", afirmou a moradora do bairro Vila Central. 
Apesar dos resultados e da luta pela garantia da vaga estarem previstos para Janeiro, o Coordenador da Juventude, Felipp Castelano, explicou como é fundamental que as ideias cheguem até os jovens o quanto antes. "Sabemos que muitos têm dúvidas de qual faculdade ingressar, isso é normal. Mas entendemos que eventos como esse incentivam não só ao período de inscrições, mas sim o engajamento da juventude queimadense pelo ensino superior público, gratuito e de qualidade", afirmou Castelano.



SERVIÇO:
Assunto: Rolê das Graduações
Data: 02/12 – Domingo
Horário: 9h
Local: Teatro Metodista (Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/n – Queimados)



Um comentário:

  1. Excelente oportunidade para todos os jovens, que ainda não decidiram a graduação a cursar.

    ResponderExcluir

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.