quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Queimados terá programação extensa para celebrar seus 28 anos de emancipação

Atividades começam nesta quarta e incluem festival de artes e leitura, ação social, sessão solene, missa e culto em ação de graças

Marina Mendes - O município de Queimados irá comemorar seus 28 anos de emancipação no próximo domingo (25). E para celebrar essa data tão importante, a Prefeitura preparou uma programação especial e extensa para a população, que inclui missa e culto em ação de graças, sessão solene na Câmara Municipal, entrega da escritura para proprietários do Minha Casa Minha Vida, Festival de Artes e Leitura, mostra pedagógica e também uma ação social em parceria com o SESC.
O início das atividades será nesta quarta-feira (21) com a abertura do Festival de Artes e Leitura no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) Planeta Futuro. Em parceria com a Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro (FUNARJ), o festival irá até o próximo domingo (25) e reunirá criadores e pensadores do cenário cultural para expor a arte por meio de oficinas, peças teatrais, leituras dramatizadas e shows. Entre os artistas convidados estão: o cantor Toni Garrido, o ator José Mauro Brant, a Companhia de Teatro Aderbal Freire Filho, a percussionista Raquel Coutinho e o músico Rodrigo Santos.
Já na sexta-feira (23), a Prefeitura vai entregar as escrituras das unidades habitacionais do condomínio Paulo Duque, que fica no bairro Belmonte, enquanto as do condomínio Ulysses Guimarães, do bairro São Jorge, serão entregues na terça-feira (27). O documento garante aos moradores a propriedade do apartamento e segurança jurídica. Os beneficiados são da faixa 1 do Minha Casa Minha Vida, que contemplam quem tem renda familiar mensal de até R$ 1,8 mil e que obtiveram o imóvel por sorteio.
A programação continua ao longo da outra semana. Na segunda-feira (26), acontecerá, às 19h30, o culto de Ação de Graças (local a confirmar). Na quarta-feira (28), às 19h, será a vez da missa solene na Paróquia São Francisco de Assis (R. Tangará, 431 - Vl Jacinta, Queimados). Já na terça-feira (27), será realizada uma Sessão solene na Câmara de Vereadores (Rua Heloísa, nº 22 – Vila do Tinguá), a partir das 18h.
Também no dia 29, a Secretaria Municipal de Educação realizará a Mostra Pedagógica com os alunos da rede pública, que acontecerá na Praça dos Eucaliptos, Centro. Sob o tema “Quem ama a sua história, conserva a sua memória”, todas as escolas e creches municipais participarão com estandes repletos de trabalhos realizados em todo o ano letivo. Por meio da exibição de maquetes, cartazes e apresentações de teatro, dança e música, os alunos da rede contarão aos espectadores detalhes sobre o surgimento dos bairros onde estudam, com o objetivo de resgatar o histórico das origens do município. O evento tem entrada franca e acontecerá das 9h às 17h.
Para finalizar com chave de ouro, no dia 2 de dezembro a Praça dos Eucaliptos receberá uma grande ação social. Resultado de uma parceria entre Prefeitura e SESC, o evento acontecerá das 8h às 14h e contará com a presença de nutricionistas e serviços como: medição de glicose e colesterol, emissão de segunda via de documentos, cortes de cabelo, aplicação de flúor, etc.
"A emancipação representou mudanças significativas para Queimados. Ganhamos mais autonomia, investimentos, melhorias na infraestrutura, empregos, e dignidade para seus moradores. Temos motivos para comemorar e devemos nos orgulhar por todas as conquistas alcançadas nos últimos anos. O município cresceu, se desenvolveu, e estamos trabalhando para que a cidade siga avançando", destacou o prefeito Carlos Vilela, que presidiu a comissão de emancipação. 

Programação – 28 anos de emancipação de Queimados
Festival de Artes e Leitura no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) Planeta Futuro:
Quarta-feira, 21 de novembro
19h - Pedro Luís - Pedro Luís com S
Quinta-feira, 22 de novembro
10h - José Mauro Brant - Contos, Cantos e Acalantos
13h - José Mauro Brant - Oficina de Contação de Histórias
19h - Aderbal Freire Filho e Cia - Vianinha conta o último combate do homem comum
Sexta-feira, 23 de novembro
10h - Raquel Coutinho - Oficina Música do Corpo
15h - Rodrigo Santos - Encontro com a arte e o pensamento de Rodrigo Santos
19h - Raquel Coutinho - A música de Raquel Coutinho
Sábado, 24 de novembro
10h - Lucas Ciavatta - Oficina de Música O Passo
15h - Pedro Luis, Bianca Ramoneda, Bruno Henriquez, Magenta Dawning, Cristina Flores e Jaqueline Roversi - Matéria de Poesia
20h - Saulo Laranjeira - O canto e o humor de Saulo Laranjeira
Domingo, 25 de novembro
10h - Jiddu Saldanha - Por detrás do silêncio
15h - Cia Velhos Amigos - Precisa-se de velhos palhaços
19h - Toni Garrido - Encontro com a arte e o pensamento de Toni Garrido

Segunda-feira, 26 de novembro
Culto de Ação de Graças
Horário: 19h30
Local: A confirmar
Quarta-feira, 28 de novembro
Missa Solene
Horário: 19h
Local: Paróquia São Francisco de Assis (R. Tangará, 431 - Vl Jacinta, Queimados)
Quinta-feira, 29 de novembro
Mostra Pedagógica com os alunos da rede pública
Horário: 9h às 17h
Local: Praça dos Eucaliptos.
Domingo, 2 de dezembro
Ação social em parceria com o SESC
Horário: 8h às 14h
Local: Praça dos Eucaliptos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.