terça-feira, 27 de novembro de 2018

Queimados intensifica ações pelo Novembro Azul

Centro de Especialidades Médicas, Clínicas da Família e Unidades Básicas de Saúde promovem atividades diversas de prevenção ao câncer de próstata


Aline Lopes- Um mês dedicado à saúde dos homens: assim tem sido o Novembro, em Queimados, na Baixada Fluminense. Nesta terça-feira (27), a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma grande mobilização para incentivar cada vez mais a população masculina a ir ao médico com frequência e se cuidar. Com ações no Centro de Especialidades Médicas (CEMEQ), na Clínica da Família Miguel Luiz de Carvalho e na Unidade Básica de Saúde Belmira Vargas, mais de 170 pacientes tiraram dúvidas sobre o câncer de próstata e demais doenças.

Durante todo o mês de novembro, foram realizadas 160 consultas com o urologista e aproximadamente 160 exames de PSA (Antígeno Prostático Específico). De acordo com o Coordenador de Saúde do Homem, Marco Nascimento, a unidade de saúde conta com 30 pacientes fixos em tratamento diagnosticados com o câncer de próstata. “Essa doença é a segunda mais comum entre os homens, por isso, enfatizamos a importância de ir ao médico, pois o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura do cidadão”, explicou.

No CEMEQ, enquanto esperava a consulta, os pacientes fizeram o teste rápido de HIV, coleta de PSA e participaram das palestras sobre a saúde do idoso, alimentação saudável e doenças sexualmente transmissíveis. Além disso, a equipe da Embelleze estava de prontidão fazendo cortes de cabelo gratuito.

A Secretária Municipal de Saúde, Drª Lívia Guedes, ressalta que as ações de prevenção continuam ao longo do ano nas unidades de saúde. “Não é só em novembro que devemos nos preocupar com a saúde do homem, essa movimentação tem que ocorrer sempre na nossa rede de atenção primária à saúde. Além da especialidade de urologia aqui no CEMEQ, oferecemos exames como PSA, ultrassonografia de próstata e toque para o diagnóstico da doença”, afirmou a gestora.

Cuidados com a saúde



Tirando todas as dúvidas sobre o câncer de próstata, o paciente da Clínica do Eldorado, Guaracy Francisco (71), aproveitou a ação para pegar um encaminhamento para o PSA e urologista. “Venho percebendo certa dificuldade para urinar e isso tem me preocupado um pouco. Então, quero logo passar pelo médico e verificar se está tudo certo ou não com a minha saúde”, disse o morador do Jardim da Fonte.


SEMCOM-PMQ
Com todos os exames de prevenção do câncer de próstata em dia, o paciente do CEMEQ, Eclair de Oliveira (67), destaca a importância de se prevenir contra a doença. “Graças a Deus eu não tenho nenhum problema de saúde, mas não é por isso que eu não preciso ir ao médico com frequência. O urologista, por exemplo, é a segunda vez que venho esse ano”, afirmou o aposentado.

Para marcar uma consulta com urologista, basta ir até o CEMEQ, na Avenida Camilo Cristófano, nº100, Fanchem, com identidade, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS. A unidade atende pelo telefone (21) 2665-3599.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.