segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Queimados prepara novo plano de contingência de chuvas para o verão

Responsável pelas estratégias de prevenção e por desastres naturais, equipe da Defesa civil apresentou relatório de áreas de risco a secretários municipais

Marina Mendes - O final do ano se aproxima e com ele uma preocupação passa a ser central entre os municípios da Baixada Fluminense: os estragos causados pelas fortes chuvas de verão. Por isso, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Civil, realizou nesta segunda-feira (05) uma reunião entre o Prefeito Carlos Vilela e todo o secretariado municipal para divulgar e debater o Plano de Contingência 2018/2019.


O encontro, que aconteceu no auditório do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) Planeta Futuro, teve como objetivo principal traçar as possíveis ações para prevenir inundações e deslizamentos causados pelos temporais característicos dessa época do ano, além de explicar sobre os canais de comunicação que servirão como instrumentos de divulgação nesta versão do Plano de Contingência, que será completamente digital.
Com as áreas de risco mapeadas e a Defesa Civil já trabalhando previamente nas condições de normalidade, o Prefeito Carlos Vilela afirmou que o trabalho de prevenção é tão importante quanto o de resposta. “Se todos fizermos a nossa parte, teremos um verão tranquilo. Por isso, peço também a ajuda dos nossos moradores, para que não joguem lixo nas encostas e rios. Precisamos da ajuda de todos para evitar tragédias neste fim de ano”, declarou o gestor.
O Secretário Municipal de Defesa Civil, Davi Brasil, afirmou que é preciso alinhar a comunicação entre as pastas para otimizar o tempo e os recursos em caso de emergências. “Vivemos um uma era digital propícia para nos organizarmos também pela internet. Por isso, podemos nos unir como gestão em prol de uma comunicação eficiente que possibilite conter possíveis desastres no mínimo de tempo e ao mesmo tempo nos capacitar para contribuir com a nossa comunidade nesses casos”, destacou.
A Defesa Civil conta com um plantão 24 horas para atendimentos de urgência e emergência, através dos telefones (21) 2666-7615 / 3698-7966 / 2665-7749, além do Disque 199. Além dessa plataforma, os moradores podem solicitar os serviços do órgão comparecendo a sede da Pasta, que está funcionando há três meses em novo endereço (Rua Manuel Muguet, s/n, Centro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.