Estudantes da Escola Alberto Pirro aprenderam por meio de fotografias e textos um pouco mais sobre a história do bairro da Zona Norte do Rio

Realizada graças à parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), a mostra detalha a história de Manguinhos – bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro em que a Fundação foi erguida –, por meio de fotografias e textos que abordam aspectos sociais, econômicos e políticos da região no último século.
Presente no evento, o Secretário Municipal de Educação, professor Lenine Lemos, comentou a importância de iniciativas pedagógicas que vão além do currículo básico escolar e comemorou a parceria com a instituição federal, que inclui ainda visitas guiadas à própria fundação.
“Desde 2017 recebemos apoio da FIOCRUZ em exposições nas unidades da rede. Isso contribui muito porque um município que tem interesse em bater a meta nacional do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) precisa respirar conhecimento o tempo todo. Além do ensino de matérias como Matemática, Português e Geografia, oferecemos uma gama maior de conhecimento por meio dessas visitas, que trazem as descobertas da instituição até os alunos”, declarou o gestor.

![]() |
Imagens: Thiago Loureiro |
Para a aluna Gabriela Soares, que cursa o 9º ano do ensino fundamental, a parte mais instrutiva da exposição foi a abordagem sobre a Ditadura Militar. “Eu gostei muito da explicação dos monitores da FIOCRUZ e das fotos que mostram como essa época foi difícil para os moradores daquela área. Às vezes se aprende tanto sobre a história de outros países, mas é legal conhecer mais do nosso próprio povo”, concluiu a estudante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.